Escolas públicas já podem escolher livros didáticos que serão usados em 2018 Prazo para seleção se encerra no próximo dia 04 de setembro. Distribuição será realizada em parceria com MEC, editoras das obras e Correios.
As escolas públicas de todo país têm até o dia 04 de setembro para selecionar as coleções de livros didáticos para alunos do Ensino Médio, para o triênio 2018-2020, que mais se adaptam ao seu contexto. A seleção deve ser efetuada pelo diretor escolar, via Sistema PDDE-Interativo.
Para auxiliar na escolha, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou, em seu portal eletrônico, o Guia de Livros Didáticos 2018, que contém resenhas e informações das coleções aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Com o guia em mãos, os docentes podem conhecer melhor as obras disponíveis e selecionar as mais adequadas ao processo pedagógico de cada escola.
Nesta edição, serão selecionadas coleções didáticas que englobam todos os componentes curriculares do ensino médio: língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), física, química, biologia, filosofia, geografia, história, arte e sociologia.
A escola deve selecionar duas opções de coleções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da primeira opção, o FNDE vai adquirir as obras da segunda opção.
Depois de processar os pedidos feitos pelas escolas, o FNDE vai negociar a compra das obras com as editoras e, em função da escala de compra, negociar preços abaixo dos praticados no mercado.
Registro da escolha
Diretores e secretarias de educação possuem uma chave de acesso para cada escola e, durante o período de escolha, os envolvidos poderão analisar, na íntegra, o conteúdo da obra.
Os diretores que não possuem a chave de acesso, devem procurar o técnico responsável pela sua unidade escolar no setor da Gestão Escolar da Seduc-MT.
A cada ano, o programa atende a uma parte da educação básica: educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A cada três ou quatro anos, Governo Federal repõe as obras faltantes nas escolas, renovando todo o conjunto dos livros, de forma a atualizar os conteúdos.
Distribuição
A distribuição dos livros se dará em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC), as editoras das obras e os Correios.
De acordo com o técnico da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) Anderson Rogério da Silva, que auxilia na distribuição dos livros didáticos em Mato Grosso, o material vai chegar às escolas no começo do ano letivo de 2018. “As obras escolhidas devem ser distribuídas entre janeiro e fevereiro”.