Mais de 300 professores participam de formação continuada em Cuiabá Desde o início da ação no polo da capital, foram beneficiados, ao todo, cerca de 1.500 educadores.
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) encerra nesta quarta-feira (23.08), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o curso de formação continuada por área de conhecimento para profissionais da rede estadual de ensino do polo de Cuiabá.
Com participação de mais de 300 docentes, de 25 escolas de Cuiabá, cinco de Barão de Melgaço e sete de Nossa Senhora do Livramento, o curso visa implementar as orientações curriculares, realizando um alinhamento entre os descritores da matriz, promoção da criação do plano de aulas, pedagógicos e no planejamento interdisciplinar.
A programação, que teve início na segunda-feira (21), contou palestras sobre formação entre Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Cuiabá (Cefapro) e Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) e escolas, mesas temáticas, como a intervenção pedagógica para estudantes deficientes inclusos, discussões sobre plano de intervenção pedagógica e o Sistema Interno de Avaliação, entre outros.
Cronograma
A ação faz parte do Pró-Escolas Formação, que prevê a realização da formação continuada em todos os polos do estado, contemplando ao todo, aproximadamente, 5.000 profissionais.
No polo de Cuiabá, o curso vem sendo realizado desde o final do mês de junho. De lá para cá, já passaram pela formação professores de unidades escolares de Poconé, Santo Antônio de Leverger, Acorizal e Várzea Grande, além da capital. Ao todo foram beneficiados cerca de 1.500 educadores.
Nesta semana, a formação ocorre também nos polos de Barra do Garças, com a participação de cerca de 250 profissionais, e Juara, com 150 docentes.
Na próxima semana serão contemplados os polos de Confresa, Tangará da Serra e Diamantino.
De acordo com o secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, o objetivo é “oportunizar aos professores da rede estadual um momento formativo, para que possam organizar de maneira mais eficiente o seu trabalho pedagógico”, destacou o secretário, reafirmando que a meta é melhorar a proficiência dos alunos e também os índices das avaliações internas e externas.