‘Lei Seca’ prende três e recolhe 14 CNHs em operação
Durante a 23ª edição da Operação Lei Seca deste ano, realizada na madrugada desta sexta-feira (25.08) na Avenida Isaac Póvoas, três motoristas foram presos em flagrante delito por dirigir sob efeito de álcool.
Na mesma ação, outros 14 condutores tiveram suas carteiras de habilitação (CNH) recolhidas por se recusarem a fazer o teste do bafômetro, irregularidades na documentação, entre outras questões.
Essa operação resultou ainda na aplicação de 39 multas e apreensão de 24 veículos por falta de itens obrigatórios e falta de condições mínimas de segurança para circular.
Assim como nas edições anteriores, a ação do Gabinete de Gestão Integrada(GGI) envolveu o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran), Detran-MT e Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Teve início às 22h30 de quinta-feira (25.08) e se estendeu até 1h30 desta sexta-feira.
CRIME
Caracteriza-se crime, e leva à prisão em flagrante delito, quando o teste de alcoolemia(bafômetro) aponta o índice de 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar expelido. Além de multa e apreensão da CNH, o condutor está sujeito a pena de detenção que pode variar de seis meses a três anos.
Quando detecta quantidade de álcool entre 0,05 até 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida, é multado e responde processo administrativo no órgão de trânsito.