Governo inaugura Escola Técnica Estadual de Buriti A escola atenderá 150 alunos no 2º semestre de 2017
O Governo do Estado e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, liderada por Domingos Sávio, inauguram na próxima quarta-feira (30/08), às 14h, a Escola Técnica Estadual de Buriti, em Chapada dos Guimarães. A ETE Buriti, a partir de agora, integra a rede de escolas técnicas estaduais, que passa a contar com 10 ETE’s em funcionamento e mais 8 em construção. O investimento em novas escolas é de R$ 85 milhões e, para a reforma das outras 10 ETE’s, o Governo do Estado está investindo mais R$ 1,5 milhão em todas as unidades.
Considerada patrimônio cultural regional, por onde passaram diversas gerações de alunos, a estrutura da Escola Evangélica Presbiteriana Buriti, construída em 1923, foi cedida em termo de comodato, assinado em junho pelo o Governo do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e a Fundação Buriti. A escola fica no KM 55 da Rodovia MT 251, que liga Cuiabá ao município de Chapada do Guimarães.
Além do governador Pedro Taques e do secretário, participam da solenidade a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, entre outras autoridades, lideranças políticas, ex-alunos e funcionários da antiga Escola Presbiteriana de Buriti.
A escola iniciou as atividades no dia 14 de agosto, com estrutura administrativa completa, seis salas de aula, ginásio, instalações agrícolas e um potencial para ativação posterior – já em reforma, de mais quatro salas e auditório. São 80 alunos já atendidos em 3 cursos - técnico em eventos, técnico em hospedagem e técnico em agricultura.
A até o final do semestre, mais dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês e Espanhol, devem atender mais 70 alunos. Os cursos técnicos têm dois anos de duração e são direcionados aos alunos que estão matriculados a partir do segundo ano do ensino médio, e acontecem no contra turno de suas atividades escolares. Já os cursos de idiomas, são da modalidade e são abertos ao público geral.
Escolas Técnicas Estaduais
Com a assinatura do termo, o Estado passa a ter dez unidades em funcionamento, que atendem anualmente mais de 12 mil alunos, em aproximadamente 350 turmas, divididas entre cursos Técnicos e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em todo Estado - Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Poxoréo, Cuiabá e agora, Chapada dos Guimarães. Para 2017 e 2018, estão em construção mais oito novas escolas técnicas - Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Juara, Matupá, Primavera do Leste e Sorriso.