Grupo “Cuiabá 300 anos” define comissões para planejar atividades
Missa na Catedral, projeto aldeia da forquilha, sarau, jantar dançante, dia das crianças, natal solidário, feira de artes e gastronomia. Estas são algumas das ações organizadas pelo grupo “Cuiabá 300 anos”, que coordena as comemorações programadas para o aniversário da capital em 2019. Nesta quinta-feira (31.08), foram definidas comissões que serão responsáveis por cada uma destas iniciativas.
O chefe do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Abel Santos, fará parte das comissões responsáveis pela missa e pelos saraus. Segundo ele, são eventos que resgatam uma tradição cuiabana importante. “Nossa querida Cuiabá recebe povos de todas as regiões, que convivem em harmonia, e é isso que estamos tentando fazer. O sarau, por exemplo, era aquele momento em que as pessoas se reuniam em rodas de música e poesia para tornar as noites quentes mais agradáveis”, conta.
O canto gregoriano fará parte da programação. Geralmente associado ao catolicismo, o gênero é a manifestação musical mais antiga do Ocidente, como explica Abel Santos. “É um estilo que faz parte do primeiro tronco cristão, e esperamos a participação de todos nesta comemoração”.
O grupo é conduzido pela coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) do Governo do Estado, Cely Almeida, que frisa o cunho beneficente das ações relacionadas aos 300 anos de Cuiabá. “Todos os eventos terão a renda revertida para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, a exemplo do jantar que faremos no dia 25 de novembro, no Clube Dom Bosco”. Na ocasião, o dinheiro arrecadado será destinado à compra de filtros de barro, que serão doados àqueles que mais necessitam.
As ações sociais contam com a parceria da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). “Contamos com a participação de toda a sociedade, tanto colaborando com ideias, quanto prestigiando os eventos. As iniciativas que possuem uma finalidade social já começam este ano, e contamos com a solidariedade de todos”, frisa o secretário-adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.