Militares recebem instruções sobre condução de veículos de emergência
Sessenta policiais militares do 4° Batalhão de Várzea Grande, concluíram nesta quinta-feira (31.08) o primeiro ciclo de instruções direcionada aos condutores de veículos de emergência.
Direção defensiva, ostensiva e sob condições de risco e crise integram as instruções apresentadas aos militares num percurso dividido em 6 níveis de dificuldade. Ao todo, foram 3 dias de instruções.
As rotas montadas testam frenagem, parada rápida, direção em rotas estreitas, resposta rápida com obstáculos, que apresenta o efetivo para avaliação da melhor técnica a ser aplicada diante condições adversas de dificuldade e simulando situações de crise.
O cabo PM Marcos Pedroso explica que as instruções foram divididas em etapas e que a programática das atividades foram avaliadas e direcionadas a atender a demanda militar.
“A divisão das etapas está voltada a atender a demanda policial. Toda a estrutura montada aqui testa as técnicas de dirigibilidade do condutor e simulam condições diárias enfrentadas pelos motoristas no dia dia”, explica Pedroso.
Subcomandante do 4° Batalhão da PM, major PM Jean Lima, destaca a importância em capacitar o efetivo e a intenção em ampliar o ciclo para o efetivo da unidade.
“Queremos uma instrução continuada. Nosso objetivo é seguir com esses ciclos até a capacitação de todo efetivo. Além disso, queremos fazer um calendário para garantir a manutenção deste conhecimento”, enfatizou o major.
Aluno nesta primeira fase de instrução, o soldado PM Gomes de Moraes reafirma a importância do conhecimento repassado para agregar à rotina policial.
“Um policial bem preparado e instruído é mais confiante em suas ações. Essas instruções são parte da nossa rotina de trabalho e ter um conhecimento ajuda a avaliar a melhor técnica a ser aplicada diante de uma determinada situação”, ressaltou o militar.