Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 05 de Setembro de 2017 às 17:39
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT

A Assembleia Legislativa realiza no próximo dia 14, a partir das 14 horas, no auditório Milton Figueiredo, audiência pública para debater sobre a Autorização Provisória de Financiamento (APF) do Sistema Mato-grossense Ambiental. Paralelo ao tema, entrará em pauta o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), que trata da ferramenta de gerenciamento de todos os Cadastros Ambientais Rurais do Estado de Mato Grosso.

O evento é de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que pretende reunir representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema),e produtores que alegam serem prejudicados centenas de famílias.

Em pauta o desembargo de aproximadamente 120 mil famílias de agricultores familiares que estão impedidas de comercializarem seus produtos por falta do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades.

Um dos principais temas a serem debatidos durante a audiência é quanto a dificuldade de cadastro dos lotes no sistema operado pelo governo federal. Para o deputado, o CAR não permite o cadastro lote a lote, mas apenas dos perímetros rurais. “Isso impede que o agricultor familiar tenha acesso a documentação de sua propriedade e, conseqüentemente, a comercialização de seus produtos e a aquisição de créditos”, afirmou Barranco.

Vale destacar que Mato Grosso já possuía um Programa de Regularização Ambiental chamado MT Legal, que contemplava o CAR e o Licenciamento Ambiental Único (LAU). Devido à publicação do novo Código Florestal, o Estado em 2014 precisou se adequar à legislação federal, aderindo ao sistema federal: o Sistema Nacional de Cadastro Rural (Sicar). Todos os cadastros do Estado foram migrados automaticamente para o Sicar.

Em março deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) identificou que o Sicar não atendia a demanda de análise dos cadastros no estado de Mato Grosso. Sendo assim, a secretaria decidiu retomar a gestão do sistema de regularização ambiental criando o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).

O novo sistema possibilitará aos produtores realizar a inscrição de novos imóveis rurais e a retificação dos cadastros que serão migrados do sistema federal para o sistema estadual.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/32700/visualizar/