Ribeirinho Cidadão tem início em Santo Antônio
Autoridades de todos os Poderes de Mato Grosso marcaram presença na solenidade de abertura da 11ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, na manhã desta segunda-feira (2), na comunidade Praia do Poço, no município de Santo Antonio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá). Esta primeira etapa, a fluvial, ocorrerá até o dia 7 deste mês e vai abranger também as comunidades do município de Barão de Melgaço (113 km ao sul da Capital). O objetivo da ação é levar diversos atendimentos à população carente e isolada dessas localidades que não têm acesso a serviços de justiça, cidadania e saúde.
A soma de esforços foi a tônica dos discursos durante o evento, que reúne 35 parceiros, entre instituições públicas e privadas, para a concretização do projeto.
Os dias que sucederam a solenidade foram de chuvas que alagaram o único caminho por terra para a Praia do Poço. Com isso todos os participantes puderam ver como é a realidade dessas comunidades que ficam isoladas em épocas de chuva.
A corregedora-Geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que na oportunidade representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos Ribeiro, disse que o Ribeirinho Cidadão é um projeto importante porque leva aos cidadãos serviços essenciais para eles, que residem as margens do rio. "A gente vê o que eles passam e essa é a proposta do Ribeirinho, atender os anseios dessas pessoas. Temos que conhecer as dificuldades da população para saber o que podemos fazer. A função dos magistrados é sair do gabinete no sentido de minimizar a crise, ver e sentir o que a população passa buscando soluções práticas e viáveis. Agradeço a todos os parceiros que trabalham por amor ao próximo e que trabalham para resgatar a dignidade dos cidadãos".
Ao aceitar o desafio para coordenar o Ribeirinho Cidadão, o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues falou do entusiasmo pelo qual toda equipe foi tomada e destacou todo o esforço dos envolvidos e dos parceiros. "Estamos vivendo um momento de crise, mas é muito gratificante ver que as instituições fizeram esforços, mesmo diante das dificuldades para trazer a dignidade a essas comunidades. A enchente que vimos hoje nos mostrou o que essas pessoas passam. O objetivo aqui é um só: trabalhar e oferecer serviços", enfatizou.
A expectativa para os dias de atendimento é a melhor possível, conforme disse o secretario-chefe da Casa Civil, Max Russi, que representou o governador Pedro Taques na solenidade. "Mato Grosso tem a felicidade de ter um Tribunal de Justiça atuante que faz justiça mas também que se preocupa com as questões sociais", afirmou.
O defensor Público Munir Arfox, que também coordena o Ribeirinho Cidadão falou de honra de participar de mais esta edição. "É um projeto que acolhe as necessidades primordiais e traz facilidade a essas famílias contribuindo sobremaneira com social, cidadania e saúde".
O prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdir Pereira de Castro Filho destacou que este é um projeto grande e com credibilidade que atende a população que fica refém das situações como a cheia do rio. "As pessoas ficam isoladas e por isso é um grande orgulho receber mais uma vez esta ação. Estamos vendo o comprometimento do doutor Jorge que aceitou o desafio ".
Em mais está edição do projeto o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) está presente e segundo o juiz coordenador, Rodrigo Curvo serão desenvolvidas atividades voltadas para educação ambiental, com o jogo Rebojando, além da distribuição de mudas nativas de árvores e também trabalho que será feito com a colônia de pescadores. "Toda a ação tem foco na conscientização ambiental", ressaltou.
O comandante do Navio de Assistência Hospitalar, capitão-tenente Thiago dos Santos Guimarães disse que na embarcação serão oferecidos atendimentos médicos e odontológicos para os ribeirinhos.
Nesta terça-feira (3 de abril) os atendimentos serão realizados na comunidade de Barranco Alto, também em Santo Antônio do Leverger.
No dia 4 de abril o projeto segue rumo ao município de Barão de Melgaço e inicia o trabalho na orla da cidade, a partir de 13h30.
Parceiros - O Governo do Estado colocou à disposição várias secretarias que trabalham na emissão dos mais variados documentos, assim como atendimentos em assistência social e saúde; o governo federal é parceiro por meio da Superintendência Regional do Ministério da Fazenda e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); demais integrantes do sistema de Justiça também atuarão no Ribeirinho, tais como Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), além de parcerias privadas, como laboratórios de análises clínicas, organizações humanitárias, profissionais autônomos, dentre outros.
Leia mais sobre o assunto:
Reunião alinha ações do projeto Ribeirinho Cidadão
Parcerias concretizam projeto Ribeirinho Cidadão