Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 07 de Maio de 2018 às 16:25
Por: Redação TA c/ Setas-MT

    Imprimir


Assessoria

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Mônica Camolezi, e a equipe técnica da Superintendência de Inclusão Social da Setas se reuniram na manhã desta segunda-feira (07.05) com a representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Caisan Nacional, Ana Flávia Rocha, para esclarecer sobre a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na reunião foram abordados temas sobre a Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-MT), a política e o plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, e o recurso financeiro para dar o suporte a implantação da política pública da segurança alimentar no Estado.

Ana Flávia esclareceu que o Estado conveniou um plano de trabalho com o MDS para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) em Mato Grosso e para estruturar esse sistema há a previsão do cumprimento de quatro metas pelo Estado.

“A primeira meta é destinada a estruturação do Caisan e do Consea, a segunda é a elaboração do Plano de Segurança Alimentar, a meta três é para promover a adesão dos municípios fazendo o workshops e orientações sobre a importância de participar do sistema, e a quarta meta é a elaboração e execução de programas que já existem”, disse a representante do MDS.

Com relação ao suporte técnico, Ana Flávia informou que a cada dois meses a reunião da Caisan Nacional é realizada com a participação dos estados, além disso, a equipe nacional poderá visitar o estado para esclarecer e fortalecer essa política pública. “Para que, em conjunto, estejamos monitorando e garantindo a segurança alimentar e nutricional da população brasileira”, afirma.

A gestora da Setas, Monica Camolezi, disse que Mato Grosso já realiza esse trabalho junto às famílias em situação de vulnerabilidade. “Nosso trabalho é para que elas achem a porta de saída da condição de vulnerabilidade extrema, sabemos que esse percurso das famílias é para levá-las adiante e precisa de uma estruturação maior, mas há a motivação e vamos continuar nosso trabalho de forma mais estimulada, pois esse plano e as ações vêm ao encontro daquilo que nós precisamos como alternativa e estratégia, pois precisamos dar agilidade a esse processo”, disse.

No período da tarde haverá ainda reuniões com a Caisan-MT e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MT).





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/35259/visualizar/