Senai apresenta projeto para cursos de qualificação na rede estadual
Ofertar cursos de qualificação profissional aos alunos do ensino médio das escolas estaduais. Esta é a proposta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso, apresentada na terça-feira (08-05), à secretária de Estado de Educação, Esporte Lazer, Marioneide Kliemaschewsk.
A diretora regional do Senai, Lelia Brun, explicou como funcionará o projeto, que espera ser implantado ainda este ano nas escolas estaduais. Segundo ela, a intenção é implantar os cursos nas escolas que atendem o Ensino Médio e estão localizadas nos municípios onde o Senai possui unidades, como Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Nova Mutum, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande.
Conforme a proposta, serão ofertados cinco cursos presenciais, divididos em 70 turmas e disponibilizando 2.500 vagas para alunos do 2º ano do Ensino Médio. Cada curso terá carga horária de 160 horas.
“Estamos colocando o Senai como parceiro para juntos desenharmos algumas ações em prol dos estudantes da rede pública de Mato Grosso. Viemos trazer proposições para implantarmos o Ensino Médio Técnico Integrado, mas essas propostas ainda devem ser estudadas pela Seduc”, observou Lelia Brun.
A secretária Marioneide aprovou o projeto e acredita ser possível concretizá-lo. Segundo ela, a proposta será alinhada com a equipe que coordena o Ensino Médio na rede estadual, que estudará uma forma de implantá-lo nas escolas estaduais.
“É uma perspectiva que me interessa muito, pois sei da importância da qualificação profissional para os jovens. Fiz o meu Ensino Médio Integrado e essa oportunidade foi um diferencial na minha formação. Acredito que devemos ofertar a qualificação profissional aos jovens, dando a eles a oportunidade de despertar e se preparar para o mercado de trabalho”, frisou.