Seminário discutirá a implementação de políticas públicas voltadas as questões raciais
Assessores pedagógicos da rede pública municipal de Educação estarão reunidos na próxima sexta-feira (11), no seminário “Avanços e desafios após 350 anos de escravidão e 130 anos da abolição dos escravos”. Este será o primeiro de uma série de encontros coordenados pelo Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Cuiabá (CMPIR), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, para discutir os instrumentos legais de promoção de ações afirmativas, com foco nas diferenças raciais.
Ainda este ano, o conselho estará organizando encontros sobre a mesma temática com diretores e coordenadores pedagógicos, e professores das unidades escolares das quatro regionais de Cuiabá.
Durante o evento no auditório da Casa dos Conselhos, que contará ainda com a participação de representantes dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), estão previstas apresentações culturais, palestras e mesa redonda onde serão discutidas questões como a contribuição do negro na formação da sociedade brasileira e mato-grossense e a religiosidade.
Entre os temas em pauta, a aplicação da lei 10.639, de 2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
A programação do encontro começa às 08h30 com um café da manhã e credenciamento dos participantes seguido da composição da mesa e fala das autoridades presentes.
Às 10 horas se apresenta o Grupo Cultural Avask e às 10h30 acontece a primeira palestra, com o tema "Contribuição do negro na formação da sociedade" com o palestrante professor Dr. Paulo Alberto, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
A segunda palestra será às 11h15 com a Profª Ms. Silviane Ramos que falará sobre os "Avanços e Desafios das Políticas Públicas Afirmativas", abordando a Lei 10.639 e outras.
No período da tarde, às 13h20, estão previstos relatos de experiências bem sucedidas na implantação da lei nas escolas e a apresentação dos alunos das EMEB maria da Glória de Souza e Maria Dimpina Lobo Duarte.
O seminário contará com apresentações de capoeira, e uma mesa onde será discutida a religiosidade com a presença de sacerdotisas e babalorixás.
Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, inciciativas como essa são importantes para a formação dos profissionais da rede municipal de ensino e refletem positivamente nos alunos.
"Uma das prioridades da gestão Emanuel Pinheiro é qualificar e valorizar, cada vez mais, os profissionais da rede pública munindo-os de conhecimento e instrumentos para que possam atuar de forma positiva junto às nossas crianças, para que elas possam crescer como cidadãos conscientes da sua participação na sociedade livre de preconceitos e da discriminações", destacou.
Serviço
O que: Seminário Avanços e Desafios após os 350 anos de escravidão e 130 anos de abolição dos escravos
Quando: sexta-feira (11/05), das 08:30 às 16:00 horas
Onde: Auditório da Casa dos Conselhos, na avenida Dom Aquino, nº 184, bairro Dom Aquino