Operação Desembargo garante segurança dos caminhoneiros na saída para Rondonópolis
Desde as 4h30 da madrugada desta quarta-feira as forças de segurança garantem a tranqüilidade dos motoristas que desejam seguir viagem na saída para Rondonópolis, em Cuiabá. A tarefa integrada envolve as polícias Militar, Rodoviária Federal, Comando Especializado (Bope e Rotam), e a Secretaria de Segurança Pública com o Ciopaer, na denominada Operação Desembargo. Durante todo o dia, policiais militares prestarão apoio nesse trabalho.
“Nem todos os motoristas eram favoráveis a paralisação, mas por medo de represália não seguiam viagem. Dialogamos e mostramos que a via está segura com a presença das equipes de segurança. De modo que o fluxo está movimentando as estradas”, declarou o comandante do Bope, tenente coronel Ronaldo Roque da Silva, que atuou como um dos negociadores.
Segundo Ronaldo, uma reunião com a presença do comandante do 1º Comando Regional, coronel Edvan Manuel de Azevedo, e demais forças envolvidas, definiu como seria executada a Operação Desembargo, com base no diálogo e conscientização junto aos motoristas.
“Foi tranqüilo, não ofereceram resistência, só queriam a garantia de que estariam seguros ao longo da rodovia. Montamos a estratégia aqui no ponto que é de domínio da PRF, explicamos as determinações legais de desobstrução da via e o livre acesso dos demais e tudo está fluindo, garantindo o exercício da ordem”, frisou o coronel, ao informar que além da PRF, a PM e o exército estão monitorando o fluxo.
“A segurança instalada fortaleceu o desembargo”, pontuou o major Witterberg Souza Maia, da Rotam.