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DIREITO DO CONSUMIDOR
Sexta - 12 de Fevereiro de 2016 às 08:10
Por: Da Redação TA c/Assessoria

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 Em janeiro deste ano, o Procon Estadual registrou 2.994 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.354 registros, enquanto que pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 640 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor Serviços Essenciais segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.225 reclamações. Liderando o setor está a categoria Energia Elétrica, com 683 atendimentos, seguido por Água e Esgoto, que teve 285 registros. A terceira posição ficou com Telefonia Celular, com 172 reclamações.

Com 373 reclamações, o setor Assuntos Financeiros ocupa a segunda posição, registrando 105 procedimentos para a categoria Banco Comercial, 103 para Cartão de Crédito e 48 para Cartão de Loja.

A área Produtos ocupa o terceiro lugar do ranking, com 370 atendimentos: 74 reclamações para a categoria Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 40 para Internet e 22 para Combustível Automotivo.

Já o setor Serviços Privados, com 312 registros, está na quarta posição, com 120 procedimentos para a categoria TV por Assinatura, 57 para Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 20 para Informática (provedor de acesso à internet).

Os setores Saúde e Habitação estão empatados em quinto lugar, registrando 34 reclamações cada. A última posição do ranking é opupada pela categoria Alimentos, que teve seis registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 640 reclamações em Mato Grosso. A área Telecomunicações lidera o ranking com 309 registros; em segundo lugar estão os Serviços Financeiros, com 142 reclamações; e em terceiro Produtos de Telefonia e Informática, com 105 registros. A quarta posição da plataforma é ocupada pela categoria Demais Produtos, que teve 24 reclamações. No quinto lugar do ranking aparece a categoria Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos, que recebeu 22 reclamações, seguido de Transportes, que com 16 registros, ocupa o sexto lugar.

Na sétima posição está a área Demais Serviços, com onze reclamações; e em oitavo a área Turismo e Viagens, que teve seis registros. As áreas Água, Energia e Gás e Saúde tiveram duas reclamações cada. A área Alimentos registrou uma reclamação e as áreas Educação e Habitação não tiveram reclamações no mês de janeiro na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.





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