Observatório de Gestão passa a integrar estrutura da MTI
A transferência aconteceu a pedido do vice-governador Carlos Fávaro, que era o responsável pelo OG. Ele entende que o projeto cumpriu o seu papal de consolidação sob gestão da vice-governadoria. “Agora o Observatório assume um papel estratégico junto à Secretaria de Planejamento, a qual a MTI é vinculada. Feito o nosso papel de consolidação, entendemos que é legítimo que o OG continue na sua área fim, que é a Seplan”.
Para abrigar a estrutura do Observatório, foram criados na Lei um cargo de vice-Presidente e 12 de responsáveis técnicos, por meio de transformação e remanejamento. Não haverá aumento de gastos com a folha de pagamento.
A implantação do Observatório de Gestão atendeu a uma determinação do governador Pedro Taques, com o objetivo de integrar e monitorar os principais indicadores de gestão das secretarias, utilizando as soluções já existentes em uma plataforma inteligente, de forma otimizada, geoprocessada e centralizada.
A fase de implantação foi conduzida pela Vice-governadoria com o objetivo de facilitar o processo e que todos os secretários fornecessem os dados e informações de suas pastas, elemento crucial para montar o banco de dados que sustenta a plataforma do projeto. Seis pastas já possuem os bancos de dados com informações gerenciais disponíveis no portal, são elas a de Educação, Saúde, Segurança, Logística e Infraestrutura, Fazenda e Planejamento
A Secretaria de Estado de Planejamento trabalhou no projeto, gerenciando o processo de interlocução com os órgãos e entidades governamentais para obtenção, análise, sistematização e disponibilização dos indicadores de gestão.