Investimentos em merenda escolar aumentaram 934% no Governo Taques
Cumprindo o compromisso assumido com a população de tratar a área de Educação como prioridade, o Governo Pedro Taques (PSDB) aumentou em 934% os investimentos em alimentação escolar. Os dados foram divulgados pela secretária de Estado de Educação, professora Marioneide Kliemaschewsk, na última semana.
Segundo ela, em 2015, quando Taques assumiu o Executivo estadual, foram destinados R$ 2,1 milhões para a alimentação escolar. No ano seguinte, os repasses dobraram, isto é, foram de mais de R$ 4 milhões.
“A luta do governador, apesar de todas as dificuldades financeiras, foi por uma educação de qualidade para os filhos dos trabalhadores. Ampliamos a qualidade do que é servido nas unidades educacionais. Então, isso mostra o compromisso dessa administração com a população vulnerável, que precisa da escola pública”, destacou.
Já no primeiro ano de gestão foi feita a integração entre o trabalho desenvolvido nas pastas de Educação e de Agricultura Familiar por meio do fornecimento de alimentos oriundos das pequenas propriedades rurais direto para as mesas das escolas. Em razão da iniciativa, alunos de 186 escolas da Baixada Cuiabana são beneficiados.
Em 2017, os investimentos em alimentação escolar chegaram a R$ 9,2 milhões e, até o fim de 2018, serão repassados R$ 20,5 milhões. O incremento ao longo dos últimos três anos e meio é de R$ 934% e, segundo a professora Marioneide, demonstra o cuidado da atual gestão com a qualidade daquilo que é servido nas escolas.
A Constituição Federal estabelece que sejam destinados 25% do total do orçamento para a educação. Em Mato Grosso, conforme informações da Secretaria de Estado de Planejamento, são investidos quase 27% do orçamento em educação neste ano.
Para Pedro Taques, cuidar da qualidade do ensino é prioridade. “Melhoramos e muito a alimentação escolar. Prova disso são os investimentos que fizemos, o aumento no salário dos professores que chegará a quase 50%, a construção de 42 novas escolas e a reforma integral de outras 38 escolas, a criação de 39 escolas em tempo integral. Fizemos tudo que queríamos? Ainda não, mas já fizemos muito e ainda podemos fazer mais”, completou.