Secretaria das Cidades terá central de projetos para auxiliar prefeituras
O anunciou foi feito pelo governador durante reunião com os prefeitos municipais e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na Arena Pantanal. O governo pretende usar a equipe de engenharia da Secid para atender às demandas municipais.
Aos prefeitos, Taques relembrou a afirmação de Kassab de que não faltam recursos no ministério. Entretanto, as obras não acabam acontecendo por falta oi deficiência nos projetos que são protocolados.
Conforme o governador, a central de projetos será concretizada por meio de convênio entre a Secid e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). "A AMM tem técnicos para fazer projetos, mas não em número suficiente. Muitos municípios não têm engenheiros e arquitetos, daí o Estado vai firmar um convênio com a AMM para possibilitar a elaboração desses projetos", disse o governador.
Taques destacou que a ideia é a central de projetos atuar de forma itinerante. Segundo o governador, acolhendo a sugestão do ministro, a central de projetos também deve compor a Caravana da Transformação que percorrerá o Estado neste ano.
"Como disse o ministro, a questão não é recurso, mas projetos mal elaborados. Tenho certeza da intenção do ministro em nós ajudar, mas sem projeto não há o que fazer", comentou Taques.
Segundo o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, um problemas encontrados pela pasta eram os projetos. Foram assumidos 250 convênios da gestão passada com problemas de projeto, com obras iniciadas sem recurso necessário para conclusão. “Iniciamos um trabalho com a AMM para que junto com a Secid consigam fazer um corpo de projetos grande, para que esta demanda possa ser encaminhada para o Ministério da Cidades e receber o recurso”.
Conforme o secretário, a central também irá diminuir o tempo entre a realização dos projetos e a conclusão das obras, que muitas vezes ficavam para a gestão passado. “Na Quarta-feira de Cinzas estaremos juntos com presidente da AMM para formatar a central e encaminhar para o governador e para o Ministério”, concluiu Chiletto.
Kassab destacou a importância de entregar bons projetos ao ministério para que recursos sejam destinados para as obras nos municípios. Lembrou que mesmo em ano eleitoral, é possível a destinação, mas que para isso é necessário ter projetos.
Mesmo em um momento de dificuldade em virtude da crise financeira, o ministro das Cidades afirmou que não vai parar nenhuma obra e vai buscar a retornada das que, por algum motivo estão paralisadas.