Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 26 de Setembro de 2018 às 22:00
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


Jorge Pinho

Gestores pedagógicos e professores de seis unidades escolares da rede pública municipal de Cuiabá receberam nesta terça-feira (25), no auditório Maestro China, situado na Secretaria de Educação, homenagens pelos índices obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. As escolas alcançaram percentuais acima de 10% e contribuíram para que o município continue apresentando resultados positivos em relação ao indicador.

Nos últimos anos, as escolas municipais de Cuiabá vêm apresentando um crescimento constante no Ideb. Em 2017, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), a capital superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC). A média das escolas municipais foi de 5,7, enquanto a meta estipulada pelo MEC era de 5,3. Com esse desempenho, Cuiabá ultrapassou a proposta do Ministério para 2019, que é de 5,6.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, para avaliar o desempenho da educação brasileira. Divulgado a cada dois anos, o índice é formado pelos dados da aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, somado as notas dos alunos na Prova Brasil. Essa prova mede a proficiência em Matemática e Língua Portuguesa.

No último certame, a rede municipal de Cuiabá obteve a proficiência em Língua Portuguesa ao alcançar, 206,28 pontos, superando a meta estabelecida na escala INEP/MEC, que é de 200 pontos. Já em Matemática, apesar de crescer a cada certame e ter alcançado, em 2017, a pontuação de 212,49, não atingiu a proficiência estimada, de 275 pontos.

Para o Técnico em Nível Superior da SME, Gilberto Fraga de Melo, os números obtidos por Cuiabá no último Ideb são bastante positivos e demonstram que o município está avançando, numa curva sempre crescente. “Em relação ao indicador de produtividade, houve um crescimento significativo na taxa de aprovação. Isso significa uma redução drástica na taxa de retenção. Esse é um fator que demonstra a garantia ao direito de aprendizagem e a devida compreensão de que os alunos são capazes de aprender, ainda que em tempos e de maneiras diferentes”, avaliou Gilberto Fraga.

Cuiabá alcançou 97,8% na taxa de aprovação. Num universo de 24.290 alunos, houve a progressão de 23.755 alunos, obstruindo a principal causa de desistência escolar, a reprovação. A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, acompanhou a reunião e as discussões junto com professores, coordenadores pedagógicos das unidades escolares e assessores da secretaria, e falou sobre os resultados que Cuiabá vem alcançando no Ideb, que demonstram a evolução no trabalho pedagógico da rede municipal.

“Das 45 escolas municipais dos anos iniciais que fizeram a Prova Brasil, 33 mantiveram ou superaram a meta estipulada pelo MEC. Isso é um resultado positivo que vem do trabalho das equipes gestores nas escolas, dos professores em sala de aula e da secretaria. Daí o reconhecimento a esses profissionais que, independente da situação inclusive física das escolas, estão empenhados em fazer as mudanças necessárias para que possamos avançar”, frisou Edilene Machado, ao comentar que o importante não é só crescer nos índices, mas sim garantir o aprendizado e a formação eficientes dos alunos matriculados na rede, e manter o crescimento contínuo e consistente no Ideb.

A professora, Irany Freitas de Oliveira, da EMEB 12 de Outubro, localizada no bairro Itamarati, uma das profissionais que receberam a homenagem, falou sobre o trabalho realizado na unidade que percentualmente cresceu 11,9% na comparação do Ideb 2015-2017. “Partimos de um projeto básico e um planejamento feito com base num diagnóstico, para que pudéssemos orientar a nossa prática em sala de aula. Desenvolvemos uma rotina com os nossos alunos, com leitura, interpretação e construção de textos, pesquisa, trabalhos em grupo e aulas externas. Utilizamos ferramentas como a lousa digital em várias atividades dentro da sala de aula. Acreditamos que o Ideb de uma escola, e o aprendizado dos nossos alunos, não dependem somente das professoras, da equipe gestora ou da secretaria, o sucesso do processo ensino aprendizado se deve a um esforço conjunto e contínuo”, salientou.

Destaques

As unidades escolares que se destacaram com variação percentual acima de 10%, na comparação do Ibeb 2015-2017, nos anos iniciais, foram a EMEB Floriano Bochenek (23,5%); EMEB Ana Teresa Arcos Krause (17,6%), EMEB Prof. Hélio Souza Vieira (15,7%), EMEB Maria da Gloria de Souza, (13,05), EMEB 12 de Outubro (11,9%), todas localizadas na área urbana, e a EMEB Profª Hilda Caetano de Oliveira (10,7%), do campo.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/36626/visualizar/