A reconstrução corresponde ao trecho entre o trevo de acesso ao Manso e o Balneário Mutuca, sendo a primeira entregue por meio do programa Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá
Governo inaugura trecho reconstruído da Rodovia Emanuel Pinheiro
A reconstrução corresponde ao trecho entre o trevo de acesso ao Manso e o Balneário Mutuca, sendo a primeira entregue por meio do programa Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá. A obra apresenta um novo modelo de qualidade, o qual está sendo implantado pela gestão.
O trecho recebeu asfalto de sete centímetros de espessura produzido na forma CBUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente), o que garante mais qualidade e durabilidade. Ao todo, o Estado deve investir R$ 46 milhões nas obras de reconstrução dos três trechos da MT-251.
Taques e Marcelo Duarte vistoriaram a reconstrução da pista ao longo dos 10 quilômetros que foram atacados nesta primeira fase de obras. Constataram que diversas “baías” foram feitas ao longo do caminho, com a finalidade de facilitar o acesso às vilas e propriedades rurais ao longo da rodovia, além de possibilitar paradas de ônibus.
“O povo de Mato Grosso tem o direito constitucional de receber uma obra com qualidade, é direito dele. As estradas são patrimônios dos cidadãos e não do governador, é do povo de Mato Grosso. Fizemos esse primeiro trecho e já estamos viabilizando o próximo, entre o Mutuca e o Portão do Inferno, para que possamos chegar até Chapada dos Guimarães, tudo com a mesma qualidade”, disse o governador.
No trecho inaugurado, Taques destacou a preocupação com o social e com o turismo de contemplação. “Na estrada de Chapada nós temos algumas baías, são paradas simples que salvam vidas. Em algumas delas nós vamos fazer observatórios junto com a Secretaria-Adjunta de Turismo”.
Sobre a qualidade da obra, o chefe do Executivo estadual afirmou que o Estado trabalha para que a pavimentação das rodovias com maior fluxo de veículos seja feita com a técnica de asfalto quente, como a realizada no primeiro trecho inaugurado. Lembrou ainda que a fiscalização está intensa, para garantir que a obra seja feita com qualidade contratada.
A obra de duplicação da MT-040, por exemplo, que liga Cuiabá a Santo Antônio, não está a em conformidade com o que foi contratado e por isso a construtora responsável foi multada, destacou o governador, acrescentando que o Estado não está inerte.
Segundo Marcelo Duarte, o Governo do Estado conseguiu economizar cerca de R$ 8 milhões com a revisão do projeto referente ao trecho inaugurado da MT-251. Não foi necessário fazer a retirada total do asfalto antigo, o que encareceria a obra, já que um trabalho de engenharia apontou que não havia necessidade.
O secretário lembrou que o projeto de duplicação da MT-251 já está no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para aprovação, uma vez que a estrada cruza o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, área protegida pela União, e necessita de estudos de impacto ambiental por parte do instituto.
Quanto ao laboratório Engenheiro René Oliveira Neunschwanber, governador e secretário ressaltaram a importância de o Estado manter o controle de qualidade sobre aquilo contrata. Também pediram apoio dos órgãos de controle na cobrança contínua por serviços de boa qualidade.
Trecho urbano
Além de inaugurar a obra reconstrução da MT-251, Pedro Taques e Marcelo Duarte realizaram uma vistoria na obra de duplicação do trecho urbano da Rodovia Emanuel Pinheiro. São pouco mais de três quilômetros entre o trevo de acesso à Estrada da Guia (MT-010) e o trevo do Jardim Vitória.
A obra segue em ritmo acelerado com a instalação de bueiros celulares. Segundo Duarte, cerca de 70% da obra serão entregues ainda em 2016. Já o governador tratou de garantir que a obra não ficará parada. Lembrou que entre 2010 e 2014 a duplicação foi lançada por três vezes, mas em nenhuma delas foi de fato iniciada.
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Durante a inauguração, o Governo do Estado expôs um mapa com o resultado das mais de 200 frentes de trabalho da Sinfra. Até janeiro, foram construídos 375,43 quilômetros de asfalto e outros 178,10 quilômetros foram reconstruídos, gerando quase 554 quilômetros pavimentados em apenas um ano de gestão.