Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 03 de Fevereiro de 2016 às 08:53
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação aponta que 29, dos 141 municípios de Mato Grosso, começaram o ano com Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica irregulares. 
 
Segundo o relatório, os motivos das irregularidades são vários, como mandato dos conselheiros vencido, cadastro não concluído, pendências nas informações e documentos em situação de modificação. 
 
Os Conselhos têm como objetivo acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundeb e também monitorar a execução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar. 
Isso implica em emitir parecer conclusivo sobre as contas apresentadas, aprovando ou reprovando a execução do programa e no caso de irregularidades, a legislação prevê a suspensão dos repasses.
 
Se a irregularidade não for resolvida, os municípios podem perder recursos do Fundeb. 
 
Para os conselhos em situação irregular, a Confederação Nacional dos Municípios orientou os gestores a acessar o sistema por meio do portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.  Já os municípios com mandatos vencidos deverão fazer o cadastro dos novos conselheiros no sistema e enviar toda documentação digitalizada.
 
O Portal Transparência, do governo federal, aponta que, em 2015, Mato Grosso recebeu mais de R$ 343 milhões do Fundeb.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/3709/visualizar/