Deputado se reúne com ministro para defender pequenos agricultores
Em Mato Grosso, 75% dos produtores rurais estão inadimplentes, ou seja, com dívidas referentes ao Crédito Fundiário e, por conta disso, estão passando por dificuldades.
O parlamentar foi acompanhado pelo secretário adjunto de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Corgésio Albuquerque, e o senador José Medeiros (PPS).
A agricultura familiar é responsável por 80% da produção mundial de alimentos e por 90% das propriedades agrícolas. Doutor Leonardo disse que a reunião foi produtiva. A possibilidade de reativar antigos convênios e a individualização do crédito também foi pauta do encontro.
O empenho do deputado garantiu não só a Mato Grosso, mas a todos os estados, a renegociação dessa dívida. Agora, os produtores rurais de todo o país serão contemplados com essa medida, graças à iniciativa do parlamentar e dos demais representantes mato-grossenses.
“Unimos forças para resolver o problema. O ministro nos garantiu que fará a renegociação dessas dívidas que já estavam sendo praticamente executadas. As famílias poderiam perder suas terras", destacou o parlamentar.
Conforme o deputado, a individualização dos créditos também foi outro ponto discutido; pois como eram feitos no coletivo, muitos assentados que estavam em dia, corriam o risco de perder suas propriedades por conta daqueles que não estavam quitados.
"Saímos da reunião muito contentes, uma vez que esses trabalhadores do campo merecem ser respeitados e ficamos mais contentes ainda, por saber que nós demos o ‘ponta pé’ inicial e que todos os produtores rurais do Brasil serão beneficiados”, completou.
CRÉDITO FUNDIÁRIO
O crédito fundiário oferece condições para que os trabalhadores com pouca ou sem nenhuma terra, possam comprar um imóvel rural por meio de financiamento.
O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.