Novas obras melhoram tráfego e reurbanização
“O benefício dessas pontes é a segurança de uso que elas proporcionam, já que não oferecem risco de queda como as de madeira”, comentou o governador. Ele acrescenta ainda que as obras vão beneficiar não somente os turistas que percorrem a Transpantaneira, mas também o pantaneiro e o pecuarista, que são os que mais utilizam a rodovia.
As quatro pontes inauguradas foram: Paraíso, Samambaia, Lágea Grande e Campo Largo. No total, as obras das pontes somam R$ 12,6 milhões e integram o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), cujos projetos são geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e executados pela Secretaria de Infraestrutura.
Em Poconé, Taques vistoriou as obras de reurbanização da avenida Aníbal de Toledo, que faz a ligação da entrada da cidade à saída para o Pantanal, e a restauração de 76 quilômetros da MT-060, entre a BR-070 e a cidade de Poconé. Sobre a obra de pavimentação, o secretário de Infraestrutura, Marcelo Duarte, informou que ela não pôde ser inaugurada ainda, por não estar de acordo com os valores técnicos exigidos pela Sinfra.
“O que estamos vivendo hoje é histórico, porque esse Governo comprova que não somente está olhando para quem mora na área urbana, ao reurbanizar três avenidas, como também está atento a quem vive no campo e depende da Transpantaneira”, elogiou a prefeita Meire Adalto.
Reurbanização
Também estão sendo reurbanizadas na área central de Poconé as ruas XV de Novembro e Desembargador Martins, que servirão de apoio aos turistas. Assim como a avenida Aníbal de Toledo, essas duas obras serão inauguradas no dia 15 de julho. Nessa mesma data o governador adiantou que irá lançar a licitação para ser construída a Arena da Cavalhada, espaço para abrigar a tradicional festa de origem portuguesa e realizada anualmente em Poconé, marcada pela disputa entre "mouros" e "cristãos" para salvar uma princesa presa em uma torre permanentemente vigiada.
Para o poconeano e empresário do ramo de hotelaria, Jamil Rodrigues da Costa, de 66 anos, a concretagem de 31 das 129 pontes que existem na Transpantaneira acabarão com uma antiga reclamação dos motoristas que trafegam pela rodovia. “A falta de manutenção das pontes sempre foram um problema para nós. Com elas sendo de concreto, não correremos mais o risco de encontrá-las em péssimas condições de uso”, declarou o empresário.
Além do secretário Marcelo Duarte, estiveram na comitiva de inauguração e vistoria de obras em Poconé os secretários de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, Planejamento, Marco Marrafon, de Educação, Permínio Pinto, de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, de Saúde, Eduardo Bermudez, além dos secretários-adjuntos de Turismo, Luís Carlos Nigro, de Comunicação Integrada, Ana Rosa Fagundes, da Casa Civil, Paola Reis.