Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 25 de Janeiro de 2020 às 15:35

    Imprimir


Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Morreu na noite de sexta-feira (24), aos 84 anos, o ex-deputado Ibsen Pinheiro (MDB-RS). Ibsen foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1991 e 1993, quando conduziu o início do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992.

O ex-deputado fazia tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, quando teve uma parada cardiorrespiratória. O velório está sendo realizado na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, até as 16h de hoje.

Nascido em São Borja em 5 de julho de 1935, Ibsen foi deputado federal por quatro mandatos, de 1983 a 2011, sempre pelo PMDB. Como deputado constituinte (1987), ajudou a elaborar a atual Constituição, promulgada em outubro de 1988.

Também foi presidente do PMDB do Rio Grande do Sul, deputado estadual e vereador. Antes de entrar para a política, trabalhou como jornalista, procurador de Justiça e promotor. Foi ainda advogado e dirigente do Sport Club Internacional.

Em maio de 1994, diante do escândalo do Orçamento, Ibsen Pinheiro o mandato de deputado federal cassado. A ação criminal, entretanto, foi arquivada por falta de provas em 1995. Ele se elegeu novamente deputado federal em 2006.

O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lamentou a morte de Ibsen Pinheiro. Em mensgem no Twitter, Maia afirmou que Ibsen presidiu a Câmara "com muita seriedade, num dos momentos mais importantes da democracia brasileira". Em outra postagem, Maia disse que Ibsen foi um um exemplo para ele. "Tive a oportunidade de conviver e aprender muito com ele. Perdemos um homem público diferenciado."

Rodrigo Maia@RodrigoMaia
Com muita tristeza recebo a notícia da morte do ex-presidente da Câmara, deputado Ibsen Pinheiro. Ele presidiu a Casa com muita seriedade, num dos momentos mais importantes da democracia brasileira.

2.07622:44 - 24 de jan de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads

1.190 pessoas estão falando sobre isso

Também no Twitter, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, destacou a importância política de Ibsen Pinheiro na história do Brasil, lembrando sua coragem pessoal e a grande capacidade de compreensão e análise do cenário político brasileiro. O ministro disse tambem que Ibsen foi "um bom amigo" que fez ao longo da vida.

Onyx Lorenzoni 🇧🇷@onyxlorenzoni
Ibsen, político importante na história do Brasil, de muita coragem pessoal, com grande capacidade de compreensão e análise do cenário político brasileiro. Enfrentou muitas dificuldades exatamente por seu brilhantismo, prestou grandes serviços ao Rio Grande e ao Brasil.

69107:50 - 25 de jan de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads

80 pessoas estão falando sobre isso

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, também gaúcho, disse que Ibsen Pinheiro foi um dos mais brilhantes políticos brasileiros e que fará muita falta ao Rio Grande e ao Brasil.

Osmar Terra@OsmarTerra
Faleceu Ibsen Pinheiro. Um dos mais brilhantes políticos brasileiros. Com uma enorme capacidade de formulação e de compreensão da política. Fará muita falta ao Rio Grande e ao Brasil!

1.08922:51 - 24 de jan de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads

153 pessoas estão falando sobre isso

*Com informações da Agência Câmara

Edição: Nádia Franco

Tags: OBITUÁRIOIBSEN PINHEIRO

Por Agência Brasil* Brasília





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/40455/visualizar/