Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sábado - 15 de Agosto de 2020 às 23:12
Por: Redação TA c/ Sema-MT

    Imprimir


Lançamento da Operação Pantanal 2 para combate ao incêndio na região - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Lançamento da Operação Pantanal 2 para combate ao incêndio na região - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O Comitê Estadual de Gestão do Fogo realizou nesta sexta-feira (14) a segunda reunião da força-tarefa que prestará atendimento aos animais silvestres atingidos pelos incêndios no Bioma Pantanal. O grupo segue para a região neste sábado (15.08) para uma visita técnica que irá subsidiar a elaboração do plano de contingência.

Até o momento, integram o grupo: Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e IBAMA. Da Universidade Federal de Mato Grosso, participam médicos veterinários do Hospital e do Centro de Pesquisa de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres, além de profissionais do Instituto de Biologia. Também estão na força-tarefa, a Procuradoria Geral do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil, Sesc Pantanal e médicos veterinários voluntários.

De acordo com dados do Centro Integrado Multiagências (Ciman-MT), cerca de 204 mil hectares da maior planície alagável do planeta já foram atingidos pelo fogo. No dia 07 de agosto foi lançada a Operação Pantanal II com o objetivo de controlar os incêndios.

Em campo, mais 134 pessoas estão atuando no combate ao fogo. São 38 bombeiros militares de Mato Grosso e 12 de Mato Grosso do Sul. Do Governo Federal atuam oito militares da FAB e 23 da Marinha, além de 14 brigadistas do ICMBio. O Sesc Pantanal disponibilizou 39 funcionários, sendo quatro em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso.

Sobre o Comitê

O Comitê Estadual de Gestão do Fogo promove ações de prevenção, monitoramento e controle das queimadas e dos incêndios florestais, visando reduzir a incidência desses eventos em Mato Grosso.

O grupo é presidido pela Sema e a secretaria executiva é de responsabilidade do Corpo de Bombeiro Militar (CBMMT). Integram o grupo instituições públicas, empresas privadas, ONGs e entidades de classe.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/41868/visualizar/