Proposta prevê criação do Instituto Mato-grossense da Carne
Com a finalidade de promover a carne de Mato Grosso, desenvolver pesquisas e tecnologias à produção de carcaças e melhoria na qualidade da carne e garantir o controle rigoroso na pesagem das carcaças e rastreabilidade da carne, o governo quer instituir o Serviço Social Autônomo, sem fins lucrativos, denominado Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC).
Para isso, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei 774/2015. A mensagem 89/2015 foi lida na sessão ordinária da última terça-feira (14).
“A relevância e a necessidade da proposta são inequívocas, uma vez que Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país e, para manter os bons índices e contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva, é necessário aprimorar a atuação do Estado no setor”, diz trecho da justificativa da mensagem.
De acordo com a mensagem, com a melhoria da qualidade da carne, por intermédio de pesquisas para o desenvolvimento do padrão de qualidade, Mato Grosso poderá ter acesso a mercados consumidores que priorizam esta característica, não somente comercializando em larga escala como commodities, mas aumentando as receitas a toda cadeia produtiva.
O Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) terá sede e foro em Cuiabá e duração por tempo indeterminado. A proposta define que o instituto pode criar filiais, sucursais e escritórios em outros municípios deste e de outros estados, no Distrito Federal e em outros países.
Na mesma matéria, o governo propõe a adoção do Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne (SEIIC). Essa medida pode garantir melhor controle sobre a atividade dos frigoríficos, posto que os dados do sistema utilizado pelo IMAC serão compartilhados com os principais atores da cadeia produtiva da carne.
Com essa ferramenta, de acordo com o governo, os produtores terão controle rigoroso da produção comercializada. Já os frigoríficos podem garantir a matéria-prima com rastreamento confiável, aumentando a confiança do produtor nas empresas e, consequentemente, a possibilidade de novos negócios.