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POLÍTICA
Quarta - 16 de Dezembro de 2015 às 15:08
Por: Da Redação TA c/Assessoria

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 O governador Pedro Taques recebeu os deputados da mesa diretora da Assembleia Legislativa na terça-feira (15.12) para tratar sobre a votação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Uma mensagem em caráter de urgência para apreciação da reforma da Lei 7.263/2000, relativa ao Fethab, foi encaminhada ao legislativo na última semana pelo governo estadual. Na reunião, o Executivo estava representado também pelo secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, de Infraestrutura, Marcelo Duarte, e de Planejamento, Marco Marrafon.

Marcelo Duarte destacou que o projeto do Fethab admite emendas e ajustes e por isso é importante a conversa entre os poderes. “O cerne do projeto não está sendo alterado, o que nos agrada, e os ajustes apontados estão sendo prontamente atendidos pelo governo, mostrando nossa flexibilidade de olhar o macro, pensando no futuro de Mato Grosso, que é disso que este projeto trata”.

O presidente da Assembleia, deputado Guiherme Maluf, afirmou que saiu da reunião convencido que não haverá perda para os municípios em relação ao Fethab. “Essa era a maior dúvida que tínhamos e o governador garantiu por escrito que o projeto do Fethab assegurará no mínimo o mesmo valor que foi recebido em 2015. Isso dá uma segurança muito grande para os prefeitos executarem suas obras e planejarem seus orçamentos para o ano que vem”. 

Na última quinta-feira (10.12) uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa apresentou a deputados, prefeitos, produtores rurais e membros da sociedade civil a mensagem do governador Pedro Taques sobre as propostas do novo Fethab. Em 2015, o Fundo arrecadou cerca de R$869 milhões, sendo aproximadamente R$345 milhões oriundos de commodities (soja, algodão e gado) e R$524 milhões de óleo diesel.

Uma das propostas de criação do novo Fethab é o emprego dos recursos arrecadados com as commodities exclusivamente para obras de infraestrutura de transporte, como a manutenção e conservação de rodovias. Já o valor da contribuição do óleo diesel será destinado em sua metade para o estado aplicar em desenvolvimento regional e os demais 50% para os municípios investirem em rodovias, habitação, saneamento básico e mobilidade urbana. A utilização destes recursos será acompanhada por conselhos municipais, que deverão ser criados por municípios.





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