Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 01 de Abril de 2021 às 19:10
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


As aulas de forma híbrida (parte presencial e parte não presencial) nas unidades de ensino públicas da Rede Municipal deverão ser iniciadas a partir do dia 03 de maio de 2021. É o que prevê o Decreto N° 39 de 26 de março de 2021, que também suspendeu todas as atividades educacionais presenciais, no sistema público e privado, exceto as aulas práticas da área de saúde, durante o período de 27 de março a 05 de abril.

O retorno híbrido para as unidades nas escolas privadas será em 06 de abril. Estão suspensos também os cursos de idiomas em geral, oficinas em geral, cursos de pós-graduação e aulas práticas de ensino superior e técnico (exceto as aulas práticas da área de saúde), aulas nos cursos ou “cursinhos” preparatórios, até a data de 05 de abril, com retorno no dia 06 de abril.

O presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis, disse que essas medidas são uma forma de conter o avanço da doença no município que já sofre com a falta de leitos para atender a população que necessita de cuidados médicos e hospitalares. “O nosso desejo é que isso passe logo e que todos possamos voltar às nossas rotinas diárias, e que o medo, dê lugar à esperança de dias melhores”.

“Vale ressaltar que cada um deve fazer a sua parte e evitar aglomerações. Ter restrições mais duras se faz necessário, pois estamos em um momento muito delicado com a perda de muitas perdas vidas”, acrescenta Silvio Fidelis.

A coordenadora pedagógica da Smecel, Marli Arruda, explica que foram feitas orientações às unidades de ensino, conforme o decreto 39. “Pedimos que os gestores cumprissem a solicitação do Decreto, juntamente com as orientações do secretário Silvio Fidelis, se resguardando e tomando todos os cuidados de biossegurança dentro das unidades escolares.”

Até o final de abril, as unidades de ensino estarão com o atendimento na modalidade de ensino remoto, incluindo as Escolas de Tempo Ampliado - ETA - ou seja, as atividades pedagógicas vão continuar de forma remota, com os professores trabalhando em home office.

A coordenadora explica ainda que a equipe gestora deve organizar uma escala entre o diretor e toda a equipe para melhor atender a comunidade. “Eles devem se organizar e fazer um cronograma de atendimento aos pais e responsáveis para a entrega das apostilas e dos kits de alimentação escolar, de forma que evite o contato dos funcionários com os pais na hora da entrega, cumprindo o que está estabelecido no decreto”.

As orientações foram passadas aos assessores técnicos que, posteriormente, repassaram às unidades escolares por meio de reuniões online.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/43507/visualizar/