Amigos do Lar da Criança serão homenageados nesta terça-feira
O Lar da Criança, instituição gerida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), conta com o apoio fundamental de servidores, autoridades, voluntários e parceiros. São pessoas sensíveis à causa que dedicam amor, carinho, atenção ou levam sua contribuição material à instituição. São elas que receberão a homenagem, uma parceria da Setas com o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) e Sala da Mulher da Assembleia Legislativa.
Hoje o Lar da Criança atende crianças e adolescentes de ambos os sexos. Tem por finalidade acolher e assegurar proteção integral, em caráter provisório e excepcional, às crianças em situação de risco iminente e ou vulnerabilidade social e circunstancial. São crianças afastadas de seus lares por decisão judicial, em decorrência de maus tratos, exposição à violência, abandono ou exclusão social.
O atendimento é regido com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90. As crianças abrigadas nesta instituição são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá e Várzea Grande.
A unidade é mantida com recursos públicos provenientes da União e do Estado, possui capacidade para atender até 80 crianças (já chegou a acolher 200). Porém, em 2015, a Setas limitou o número de acolhimentos. O número é flutuante, pois varia a cada semana conforme a entrada e a saída das crianças na instituição, mediante determinação judicial. Atualmente a unidade abriga 24 crianças.
“O novo modelo aplicado do Lar da Criança faz parte do processo de reordenamento da política de acolhimento deflagrado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social neste governo e também de regionalização do acolhimento, visando atender as normas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”, explica o titular da Setas, Valdiney de Arruda, referindo-se ao Conanda.
O gestor destaca que a criança é prioridade do atual governo e lembra que já no dia 02 de janeiro, um dia após a posse, esteve no Lar em companhia da primeira-dama, Samira Martins, e de um grupo de empresários. Na oportunidade, os empresários assinaram um termo de cooperação para repor o estoque de alimentos e medicamentos da instituição.