Projeto envolve estudantes no plantio de mudas para recuperar nascentes
O projeto teve início em julho na unidade escolar, sob a coordenação da professora de geografia, Angelita Fernandes. A educadora relata que discutiu com os estudantes ações sociais que pudessem colaborar com a comunidade. A discussão levou os alunos a um item de necessidade vital, a água, e como o município possui cerca de 200 nascentes optaram por esse projeto.
“Questionamos os alunos que definiram por realizarmos um trabalho relacionado à água. Sendo que em propriedades de dois estudantes havia a necessidade de cuidado com as nascentes, e foram nesses locais que realizamos o trabalho”, conta a professora Angelita Fernandes.
A educadora relata que após a definição, os estudantes participaram de palestra com um agrônomo e visitaram as nascentes para pesquisa de campo com o intuito de elencar as necessidades para a recuperação. O grupo ainda construiu uma maquete da nascente, e participou de uma formação executada por um geógrafo.
Dessa forma, puderam definir a área a ser trabalhada, identificar e solicitar as mudas. Os estudantes conseguiram a doação de 120 árvores nativas do mesmo bioma para plantar e garantir a conservação das nascentes e da flora.
Angelita Fernandes considera o resultado tão positivo, pelo envolvimento dos estudantes e engajamento da comunidade, que pretende dar continuidade ao trabalho em 2016, com o objetivo de recuperar mais nascentes do município.
Apoio
O projeto desenvolvido pela Escola Estadual André Maggi contou com a colaboração da empresa de energia em Sinop e Secretaria Municipal de Educação. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também realizou um curso e doou material de trabalho para os estudantes.