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POLÍTICA
Segunda - 14 de Dezembro de 2015 às 13:26
Por: Da Redação TA c/Assessoria

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A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso lançou nesta sexta-feira (11), a Frente Parlamentar em Prol da Retomada e Conclusão das Obras do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), na região metropolitana de Cuiabá.

A frente recebeu o apoio maciço da classe política mato-grossense. Entre eles, os deputados federais Carlos Bezerra (PMDB), Fábio Garcia (PSB), Valtenir Pereira (PMB) e Victório Galli (PMDB); e o senador Wellington Fagundes (PR), que prestigiaram a solenidade.

Também participaram o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) e representando a prefeitura de Várzea Grande, o ex-senador Jayme Campos (DEM), além de prefeitos, vereadores, presidentes de associações de moradores e segmentos da sociedade civil organizada.

O coordenador-geral da Frente Parlamentar, o deputado Emanuel Pinheiro (PR), cobrou duramente do governador Pedro Taques (PSDB), que foi representado pelo chefe da Casa Civil, Paulo Taques, para que retome imediatamente as obras do modal de transporte.

A partir de agora, a Frente vai realizar audiências públicas para ouvir a comunidade, empresários, as duas prefeituras envolvidas, o governo do Estado e o consórcio responsável pela implantação do modal que deveria ter sido concluído para a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Emanuel Pinheiro (PR), além de promover um amplo debate com a sociedade, os deputados vão levantar de forma criteriosa todos os entraves que estão interferindo na conclusão do modal.

“Queremos encontrar uma solução técnica e política para que o VLT seja retomado imediatamente. Esse trabalho certamente dará as respostas que a sociedade mato-grossense espera sobre essa grande obra de mobilidade urbana, que é o que existe de melhor em termos de qualidade e modernidade”, afirmou.

A proposta da Frente Parlamentar foi amplamente debatida, cujo fator principal é que o Estado busque uma Parceria Público Privada (PPP) para garantir o término da obra que até agora só deu prejuízos para a economia das duas cidades, principalmente ao longo da Avenida da FEB, em Várzea Grande. No local, inúmeras empresas comerciais acabaram fechando as portas por conta das obras inacabadas.

“A frente parlamentar é importante e útil. Ninguém é contra o VLT agora. A auditoria que está sendo realizada pelo governo vai apresentar as melhores soluções possíveis para o VLT. Estamos unidos para buscarmos a melhor saída. A Assembleia está de parabéns pela iniciativa”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

Ainda de acordo com Taques, o governo abriu sindicância para apurar quanto foi gasto e ainda quanto precisará ser pago pelo VLT. “O governo do estado está concluindo os estudos, para depois, reiniciar as obras, determinando as melhores soluções para o VLT. Não estamos de braços cruzados e o governo vai dar uma solução para o VLT”, concluiu ele.

O senador Wellington Fagundes (PR) defendeu abertamente a conclusão do VLT e sugeriu o envolvimento de toda a bancada federal de Mato Grosso, Governo do Estado, Assembléia Legislativa e prefeituras na busca de soluções. “Entre elas, pode estar a busca de recursos federais. A pior obra é aquela que não é concluída”, disse.

A obra, considerada a segunda de maior porte em Mato Grosso (atrás apenas das obras de duplicação da BR-163/364) é uma das mais completas, mas deve mudar o perfil do transporte de passageiros em Cuiabá e Várzea Grande.

 

Segundo o senador, a experiência no mundo com esse tipo de modal tem resultados positivos. “Além de melhorar a qualidade do transporte, muda o perfil urbanístico das cidades”, concluiu.





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