Escola quilombola será reconstruída e ganhará quadra poliesportiva
Fundada em 2010 na Comunidade Quilombola de Baixio em Barra do Bugres, a escola atende 153 alunos de ensino fundamental e médio nas modalidades regular e ensino de jovens e adultos (EJA). A unidade escolar foi a quarta construída, do total de cinco, voltada ao atendimento dos alunos das comunidades quilombolas e compõe parte do processo de resgate da identidade e da história destas comunidades.
Porém, no caso da escola José Mariano Bento, o prédio começou a ser usado sem a completa conclusão da obra, situação que ocasionou um desgaste excessivo da edificação. Agora com o investimento previsto na planilha orçamentária da obra de R$ 1.220.604,29, a expectativa da comunidade escolar é que as reformas e construções criem ambientes mais propícios para os desenvolvimentos e valorização do saber científico.
O processo licitatório prevê a reforma de seis salas de aula, sala de informática, administração, sala de professor, conjunto de banheiros masculino e feminino, cozinha e refeitório, urbanização, drenagem de água pluvial, instalações sanitárias, instalações elétricas de baixa tensão, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) tipo gaiola de Faraday, o popular para raio.
Também está prevista a finalização de 30 metros de muro com gradil padrão Seduc, 340 metros de fundo e lateral da escola em alambrado que tornam a fachada mais receptiva à comunidade, e a construção de quadra poliesportiva coberta com arquibancada de dois degraus nas duas laterais e dimensão de 24x32 que proporcionará a prática esportiva e desenvolvimento de atividades culturais e artísticas, protegidas das alterações climáticas.