Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sexta - 30 de Julho de 2021 às 00:59
Por: Assessoria MPE-MT

    Imprimir


Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Nesta sexta-feira (30), das 8h30 às 11h, ocorrerá o Webinar sobre “Experiências no Uso da Plataforma Global Forest Watch (GFW)” para coibir desmatamentos e incêndios florestais ilegais em Mato Grosso. Integrantes das Promotorias Especializadas de Bacia Hidrográfica e do Instituto Centro Vida (ICV) vão apresentar os resultados alcançados e discutir os próximos passos para manter o monitoramento dos desmatamentos e incêndios florestais ilegais no estado. O evento ocorrerá pela plataforma Google Meet com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Centro Vida no Youtube.

De acordo com a programação, o Webinar contará com participações de representantes da GFW no Brasil e da Delegacia Especializada Contra Crimes Ambientais (DEMA) da Polícia Civil de Macapá (AP). O evento é realizado pelo ICV em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, e o projeto Olhos da Mata.

As Promotorias de Justiça que atuam na área ambiental vêm recebendo, desde o final de 2020, capacitações ministradas pela equipe do Núcleo de Inteligência Territorial do ICV, que visam o treinamento da instituição ministerial na implementação de planejamento estratégico de combate aos ilícitos ambientais em Mato Grosso.

TECNOLOGIA - Coordenada pelo World Resources Institute (WRI), a Global Forest Watch é uma plataforma online gratuita de monitoramento e fornecimento de alertas de desmatamento e incêndios florestais que une tecnologia de satélite, dados abertos e colaborativos com o objetivo de melhorar a gestão das florestas no mundo todo. A tecnologia utiliza imagens de satélite para fornecer alertas de mudança de cobertura florestal em todo o mundo.

Após a visualização da localização geográfica das alterações e a validação por banco de imagens de satélite da plataforma, é possível que as autoridades responsáveis possam tomar medidas de coibição e responsabilização por possíveis ilícitos ambientais.

Link para acesso a sala virtual: https://meet.google.com/vkc-nwvb-gvh

Transmissão ao vivo: www.youtube.com/c/InstitutoCentrodeVidaICV





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/44482/visualizar/