OPERAÇÃO AMAZÔNIA
Sema-MT apreende escavadeira hidráulica e fecha garimpo ilegal em Carlinda
A Diretoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) de Alta Floresta, em parcria com a Delegacia do município, fechou um garimpo ilegal em Carlinda (755 km distante de Cuiabá), apreendeu dois motores estacionários e uma escavadeira hidráulica na última segunda-feira (02.08). A multa aplicada foi de R $100 mil reais pelos danos causados ao meio ambiente.
A fiscalização ocorreu em uma propriedade particular, após imagens de satélite apontarem que o garimpo estava em atividade, ocasionando danos ambientais na região. A tecnologia monitora quase em tempo real todo o território mato-grossense e emite alertas de desmatamento, foi adquirida com recursos do Programa REM MT.
Os equipamentos apreendidos foram removidos e destinados para o depósito da Prefeitura de Alta Floresta. O monitoramento por satélite e o reforço da fiscalização dos crimes ambientais em Mato Grosso fazem parte da Operação Amazônia.
A operação é contínua, mas recebe reforço das atividades com o início do período da estiagem. Integram a iniciativa as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Ministério Público Federal (MPF) e Ibama.
Denuncie crimes ambientais
Para registrar uma denúncia na Ouvidoria da Sema basta acessar um dos canais de atendimento disponíveis por telefone, e-mail ou pessoalmente.
Telefone: 0800 065 3838
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá – MT
Garimpo fechado em Carlinda
Créditos: Assessoria