Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 06 de Outubro de 2021 às 20:13
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Foto: Christiano Antonucci | Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci | Secom-MT

O Governo de Mato Grosso lançou, na manhã desta quarta-feira (06.10), a Operação "Abafa Amazônia", que visa inibir e punir o uso não autorizado do fogo no meio ambiente. Os municípios da Região Norte do Estado estão na mira da fiscalização que teve início nesta semana e segue ao longo deste último trimestre do ano, reta final do período de estiagem.

“Essa Operação é muito importante, pois estamos na fase de responsabilização, com foco naqueles que cometeram crimes ambientais, em específico as queimadas ilegais, aquelas sem autorização. Quando punimos o responsável pelo cometimento de ato ilegal contra a natureza, essa ação serve de exemplo para que outros não cometam algo semelhante", declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges.

A operação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e conta com a força integrada de 35 agentes de segurança Pública, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Perícia Oficial de Identificação (Politec).

O período proibitivo de queimadas na zona rural em 2021 continua vigente, conforme decreto publicado no Diário Oficial que vai de 1º de julho a 30 de outubro. Neste período, fica proibido o uso do fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, para evitar incêndios florestais de grandes proporções. Na zona urbana, as queimadas são proibidas o ano todo.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, destacou que nesta fase da operação os trabalhos de fiscalização foram concentrados em pontos com maior incidência de focos de calor, identificados pela Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite Planet, um sistema de detecção de desmatamento em tempo real de alta resolução que permite um monitoramento ambiental preventivo.

“Nesta fase, as forças de segurança do Estado estão integradas, cada um atuando dentro das suas atribuições para combater os ilícitos ambientais, incêndios florestais na Região Amazônica. Temos a plataforma Planet que nos encaminha os alertas, semanalmente, que são distribuídos para as estruturas de segurança Pública para que o Estado possa cumprir o seu papel, coibidos esses elícitos de destruição contra à natureza”, declarou.

A realização deste trabalho é resultado do investimento de R$ 73 milhões realizado pelo Governo de Mato Grosso para as diversas ações de combate a temporada de incêndios florestais 2021. As instituições foram fortalecidas com equipamentos, veículos, dentre outras medidas para proteção dos Biomas mato-grossense que apresentaram satisfatório de redução na incidência de focos de calor na vegetação: Pantanal 92%, Cerrado 53% e Amazônia 38%.

Estiveram presentes no evento o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli, o comandante-Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa, a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Jusciery Rodrigues Marques, o Presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Carlos Avallone e outros demais militares da Polícia Milita, Ciopaer, Defesa Civil, Sema e representantes estaduais.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/44972/visualizar/