Escola de Rondonópolis comemora prêmio Destaque Regional
Para festejar a colocação, a equipe reuniu professores, técnicos, gestores e familiares. A festa também marcou a despedida da diretora Eulália Vieira de Melo, que se desliga da direção da unidade e caminha para a aposentadoria, após 30 anos dedicados à educação.
A gestora destacou que o prêmio é um marco na história da escola e um reconhecimento ímpar na sua carreira e nos profissionais da educação da unidade. “É um momento de reflexão, passa um filme em minha cabeça. O que me faz entender que a educação plena pode ser uma utopia, mas dela também vivemos. Para fazer a diferença é preciso entender que qualquer segmento da sociedade também é responsável por transformar esse sonho em algo possível”, falou em seu discurso, ressaltando que o trabalho em equipe faz toda a diferença, “pois ninguém faz nada sozinho”.
Ela completou ainda que ao participar do prêmio, a comunidade escolar disseminou o trabalho e as experiências vivenciadas, tendo resultados de gestão e aprendizagem positivas. “A certeza que fica é o procedimento, a forma de fazer, do redesenhar, do insistir, rever, negociar, envolver, inovar, acreditar, projetar e voltar a ser incansável”, afirmou, acrescentando que o governo precisa ter um olhar mais comprometido com a valorização dos professores e profissionais da educação.
A superintendente de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Neuza Evangelista, que representou no secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, no evento, lembrou que o resultado alcançado pela instituição demostra que a escola é aquilo que o gestor e a equipe determinam que ela seja. “A escola tem a função social que é a de ensinar, mas se não existir a coletividade, uma comunidade que acredita na proposta, os resultados não acontecem”.
Neuza reconheceu ainda que o resultado alcançado pela unidade no prêmio mostra que Mato Grosso, assim como tem sido posto pelo governador Pedro Taques e pelo secretário Permínio, tem condições de sair das últimas colocações nos índices de aprendizagem do país e se colocar em situações mais favoráveis. “Ninguém faz uma boa escola sozinho. A equipe, porém, é essencial. O gestor realmente vem fazendo a diferença, mas é preciso uma equipe comprometida”, finalizou.
A festa contou ainda com homenagens realizadas pela gestora aos professores e equipe técnica, e dos profissionais para a gestora, entre elas, distribuição de presentes e apresentação de dança.
O prêmio
O Prêmio Gestão Escolar faz parte do Educadores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com instituições privadas e do terceiro setor.
O Educadores unificou ainda o prêmio Professores do Brasil. O primeiro estimula e reconhece, desde 1999, boas práticas de gestão nas escolas públicas de educação básica. O segundo, instituído em 2005, premia o professor que se destaca.
Cerca de 34 mil escolas já participaram do prêmio Gestão Escolar desde a primeira edição, em 1999. São avaliadas as gestões pedagógica, participativa e de infraestrutura. Em 2014, o prêmio passou a ser bianual. Nos anos ímpares, há a seleção e premiação. Nos pares, os gestores inscritos no ano anterior recebem treinamento.