Senadores debatem violência e extermínio em Cuiabá
“Nós ainda não estamos com os piores índices nacionais, mas o objetivo dessa audiência é justamente debater o problema e definirmos políticas públicas que possam mitigar esse mal que assola o Brasil”, afirmou o senador mato-grossense.
José Medeiros aponta o Mapa da Violência 2015 como a motivação para trazer a comissão ao nosso estado. Segundo os dados, a violência contra os jovens de Mato Grosso está aumentando. A pesquisa apontou um crescimento de 11,4% no número de mortes causadas por disparos de armas de fogo em um período de dez anos.
A pesquisa feita pelo Mapa da Violência 2015 revelou ainda que, em 2012, a taxa de homicídios da população negra no estado foi 81% maior do que a de brancos. José Medeiros defende agilidade no combate a esses crimes antes que a violência em Mato Grosso se transforme em uma epidemia.
“Para se ter uma ideia, o levantamento, com dados referentes a 2012, mostrou que, em Mato Grosso, naquele ano, a taxa de homicídios entre a população de negros foi 81% maior que a de brancos”, enfatizou o senador.
A presidente da CPI, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), e o relator, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), também devem participar da audiência em Cuiabá. Os senadores membros da CPI já realizaram diligências no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, em Roraima, no Amazonas e a próxima será na Bahia.