Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Recuperandos produzem 10 mil mudas para reflorestamento de matas ciliares
A Cadeia Pública de Arenápolis estabeleceu parceria com a prefeitura do município para a produção de mudas de árvores nativas da região, que serão utilizadas no reflorestamento das margens do Rio Areia, que corta toda a cidade. Os recuperandos serão responsáveis por preparar as sacolas para as mais de 10 mil mudas a serem utilizadas.
O serviço será realizado intramuros por 10 recuperandos e as sacolas serão encaminhadas ao viveiro municipal para receberem as mudas de árvores. O município de Arenápolis teve, por muitos anos, sua economia baseada no extrativismo mineral. O garimpo de diamantes e ouro deixou como consequência o assoreamento do Rio Areia, bem como o desmatamento de suas margens.
Outra iniciativa semelhante foi realizada no Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra, onde o Governo do Estado desenvolveu o projeto “Construindo o Futuro”, que consiste na instalação de uma fábrica de tijolos ecológicos no pátio do Centro.
Os tijolos ecológicos, resultado de uma mistura de solo arenoso, cimento e água, contribuem para preservação das florestas, porque não usa forno a base de carvão para a queima. Com esta nova tecnologia, os resíduos de gás carbônico e fuligens dos fornos não são lançados na atmosfera.
As iniciativas, além de serem ações de preservação ambiental, também servem para promover a reinserção social dos recuperandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso ao mesmo tempo em que cria, nestes cidadãos, a consciência ambiental.
URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/4714/visualizar/