Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Terça - 08 de Novembro de 2022 às 13:21
Por: Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

    Imprimir


A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração (Defaz), em conjunto com o Ministério Público (MPMT) e com a Secretaria de Fazenda (Sefaz), deflagrou na manhã desta segunda feira (07) a operação Fraudadores.

Os órgãos de controle buscam mapear as empresas e as pessoas a elas relacionadas, revelando uma possível organização criminosa envolvendo produtores rurais, contadores, operadores de empresas de fachada e empresários, que há anos fraudam o fisco mato-grossense, com uma movimentação estimada de R$ 1,4 bilhão em notas frias, conforme informa a Sefaz.

A ação faz parte do planejamento de atuação da Defaz, MPMT e Sefaz, no âmbito do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), com foco na repreensão da sonegação fiscal no estado de Mato Grosso.

Os trabalhos investigativos, desta primeira fase, se deram após informações da Sefaz, que identificou a provável existência de uma empresa de fachada com atuação principal no médio norte do estado de Mato Grosso. Ao todo estão sendo intimados cerca de 60 produtores rurais, estes possivelmente utilizaram da empresa investigada para a comercialização de produtos, sem a respectiva nota fiscal.

Nesta data ocorre apenas a primeira fase da operação, que visa identificar o nível de envolvimento do produtor rural com a eventual organização criminosa, responsável pelo esquema. A operacionalização das intimações e oitivas conta com o apoio das unidades da PJC/MT nas cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Ipiranga do Norte, Sinop, Nova Ubiratã, Colíder, Tabaporã, Alto Garças e Nova Mutum.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/47271/visualizar/