Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 26 de Agosto de 2023 às 22:04
Por: Redação TA c/ Sesp-MT

    Imprimir


Marcos Vergueiro/ Secom-MT
Marcos Vergueiro/ Secom-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) já entregou 6.150 câmeras de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT a 95 municípios de Mato Grosso. Os equipamentos vêm acompanhados de nobreak, armários e switch. Em todo estado serão distribuídas 15 mil câmeras entre fixas, speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos). O investimento aproximado é de R$ 30 milhões.

O processo de instalação do aparato tecnológico já começou e os municípios de Salto do Céu e Tesouro (371 e 379 km de Cuiabá, respectivamente), estão 100% monitorados pelas câmeras do programa. As imagens captadas podem ser acompanhadas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e também via aplicativo de celular.

Dos 141 municípios mato-grossenses, 110 se habilitaram e outros estão em fase de adesão. O único custo das prefeituras e dos entes privados é a instalação e manutenção dos equipamentos. Em Cuiabá, foram investidos R$ 5,6 milhões para a implantação de 3.932 câmeras.

Por meio de um termo de cooperação, a Sesp forneceu os equipamentos à Secretaria de Estado e Infraestrutura e Logística (Sinfra) para monitoramento de obras e à Secretaria de Educação (Seduc) para segurança e proteção da comunidade escolar. O grupo Amaggi, Bom Futuro, o Mercado do Porto e Shopping Popular também aderiram ao programa da Segurança Pública para receber os dispositivos.

O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Álvares, ressaltou que as câmeras são instaladas nas áreas externas das instituições e logradouros públicos para intensificar a vigilância e inibir ações criminosas como furtos e roubos. Ele destaca que o Shopping Popular foi o primeiro estabelecimento de Cuiabá a concluir a implementação dos dispositivos.

“Seguindo a Lei nº 11.766, todas as câmeras são voltadas para o logradouro público para atender os interesses da população e não de propriedades particulares. Um exemplo disso é o Shopping Popular que concluiu a instalação recentemente e já se integrou ao sistema do Ciosp. As câmeras são grandes aliadas das forças de segurança pública no combate à criminalidade”, destacou.

O programa Vigia Mais MT foi lançado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública coronel César Augusto Roveri, em março deste ano. Os critérios para a definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais.

Podem se habilitar ao programa entes públicos, privados, pessoas físicas, jurídicas, órgãos, entidades, conselhos, associações comerciais da administração pública federal, estadual e municipal, além de consórcios públicos intermunicipais.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/48710/visualizar/