Defesa Civil capacita voluntários para atuação em desastres
Para este curso estão sendo disponibilizadas 150 vagas e as atividades são gratuitas. Atualmente, a rede de voluntários da Defesa Civil Estadual já conta com 300 pessoas.
As aulas terão início às 08 horas, na sexta-feira (20.11), e seguem até às 18 horas. No sábado (21.11), as atividades também serão iniciadas no mesmo horário. Conforme cronograma, os participantes terão instruções sobre combate a princípio de incêndio, atendimento pré-hospitalar, orientação e localização em terrenos, implantação de abrigo temporário, conceitos sobre Defesa Civil, voluntariado e rádio amador.
O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, tenente coronel BM Abadio José da Cunha Júnior, explica que seis cursos já foram realizados este ano em Tangará da Serra, Cuiabá e Rondonópolis. Segundo ele, o objetivo é despertar o interesse para que cada vez mais pessoas sejam voluntárias.
“Hoje já temos um bom número de voluntários, mas é preciso que mais pessoas tenham interesse em atuar nesta função. O voluntário dá o suporte necessário para as pessoas em situações de vulnerabilidade e ainda auxiliam a Defesa Civil a realizar um bom trabalho quando há ocorrência de desastres”, destacou o gestor.
Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se tornar um voluntário, de acordo com a Lei do Voluntariado (9.608/98), criada em 18 de fevereiro de 1998.
Defesa Civil
Foi criada em Mato Grosso em 1974. Integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), a instituição é responsável por auxiliar os municípios em situações de desastres naturais e/ou humanos, realizar o monitoramento de áreas e ainda preparar as comunidades para possíveis sinistros que possam ser registrados.
Além do auxílio à população, a Defesa Civil tem a função de gerenciar o contato entre as cidades e os órgãos federais, principalmente, em momentos em que são verificados sinistros.