Wilson Santos vai receber o título de Cidadão Sul-mato-grossense
A Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul vai conceder o título de Cidadão Sul-mato-grossense ao deputado estadual por Mato Grosso, Wilson Santos (PSD). O requerimento, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos/MS), recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Casa de Leis.
De acordo com o autor da proposição, a homenagem se faz justa por conta da atuação do homenageado nas áreas da política social, educação e do meio ambiente; notadamente em “causas relacionadas à proteção ao bioma Pantanal”.
Entre os trabalhos destacados, o fato de Wilson Santos, que também é professor de história e bacharel em direito, ser o autor da lei nº 11.865/2022, que proíbe a construção de usinas hidrelétricas (UHE) e pequenas centrais hidrelétricas (PCH) em toda a extensão do Rio Cuiabá. Iniciativa que garante o abastecimento de água e com o estoque pesqueiro do pantanal de Mato Grosso e influência no ecossistema do pantanal sul-mato-grossense, já que o rio Cuiabá faz parte da bacia do rio Paraguai que corta o estado vizinho.
Wilson Santos também é ferrenho defensor da pesca artesanal/profissional, atividade que garante emprego e renda para a população ribeirinha. Tem sido voz atuante contra a lei 12.197/2023, conhecida como “Transporte Zero”, do governo do Estado, que proíbe o transporte, estoque e venda do pescado dos rios locais por cinco anos, a partir de janeiro de 2024.
“Essa não leva em conta estudo da Embrapa Pantanal, sediada no Mato Grosso do Sul, que aponta regularidade de peixes em todo o estado. Também contraria estudos do Comitê da Bacia do Rio Cuiabá, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) que vai na mesma linha da Embrapa”, explicou Wilson Santos.
O deputado também teve destaque na derrubada do projeto de lei 668/2019, apelidado de “COTA ZERO”, que pretendia acabar com a pesca em Mato Grosso.
“A defesa intransigente que o deputado Wilson faz em relação ao meio ambiente é exemplar. Recentemente, ele está junto dos pescadores profissionais lutando pela manutenção da pesca tradicional/artesanal e pela preservação do Rio Cuiabá, que faz parte da bacia do nosso rio Paraguai, que nasce no Mato Grosso. Portanto, defendendo o meio ambiente do Mato Grosso do Sul também”, justificou o deputado Professor Rinaldo Modesto, requerente do título.
“Como eu, também é professor e sempre defendeu uma educação pública de qualidade e inclusiva, além da valorização do professor. [...] Como deputado, sempre esteve atento à inclusão defendendo as pessoas que convivem com a dislexia, os autistas, os surdos e as mulheres. Essas bandeiras extrapolam os limites geográficos e alcançam os estados vizinhos. O Brasil precisa de homens com esse espírito democrático em defesa da vida, da família, do meio ambiente e da educação porque é desta forma que a gente vai ter uma sociedade mais justa, mais fraterna e solidária”, completou.
Cidadão Sul-mato-grossense
O título de cidadão Sul-mato-grossense será entregue no dia 31 de outubro, às 19h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
“Wilson sempre foi um grande parceiro do nosso estado. Quando prefeito de Cuiabá, sempre esteve aqui trocando ideias, permitindo com que os dois estados irmãos pudessem fazer o melhor para suas populações. Por todas estas razões elencadas, apresentei o requerimento de outorga do título de Cidadão Sul-mato-grossense para o deputado Wilson Santos; proposta aprovada pelos demais 23 deputados. Para mim, será uma honra recebê-lo no dia 31 de outubro para entrega do título”, concluiu o deputado Professor Rinaldo Modesto.
“Para mim é uma imensa honra receber este título que coroa nossa trajetória política sempre em defesa dos menos favorecidos, da educação pública e inclusiva e do meio ambiente. Agradeço imensamente ao deputado Professor Rinaldo e a todo o parlamento estadual do Mato Grosso do Sul por esta honraria. Sinto-me lisonjeado”, agradeceu Wilson Santos.
Biografia de Wilson Santos
Wilson Santos nasceu em Dracena (SP), 26 de agosto de 1961. Chegou em Cuiabá em 1965. É licenciado em Ciências e em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Por mais de 20 anos atuou como professor do ensino fundamental, médio e de cursos pré-vestibulares.
Começou na política como vereador por Cuiabá (1988). Em 1990, foi eleito deputado estadual e reeleito em 1994. Na função presidiu e relatou a CPI da Terra e foi responsável pela denúncia, investigação e recuperação de 336 mil hectares no norte mato-grossense.
Em 1993, foi Secretário Municipal de Obras de Cuiabá.
De agosto de 1996 a fevereiro de 1997, exerceu a função de secretário de estado de Agricultura e Assuntos Fundiários.
Em 1998 elegeu-se deputado federal e foi reeleito em 2002, ano em que foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o deputado federal mais atuante de Mato Grosso.
Em 2004, licenciou-se do cargo e foi eleito prefeito de Cuiabá, sendo reeleito em 2008. Como prefeito, construiu a segunda maior avenida da capital: a Avenida das Torres; criou o CuiabáVest e o Bolsa Universitária dando oportunidade para mais de cinco mil jovens ingressarem à universidade.
Durante os mandatos, recebeu 4 prêmios nacionais: Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq (2008); Primeiro lugar em "Programa de Iluminação Pública", concedido pela da Eletrobrás (2008); Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae; e o troféu Mama África, na categoria Poder público, pelo projeto “Cuiabá Abraça a África”; prêmio entregue pelo Centro Cultural Africano.
De maio de 2011 a março de 2015, Wilson Santos ocupou o cargo de conselheiro da Estatal Elétrica de Minas Gerais, CEMIG/TAESA.
Em 2014, elegeu-se deputado Estadual pela terceira vez. Licenciou-se em 2016 para assumir o cargo de secretário de estado das Cidades. Na função concluiu as obras de revitalização da Salgadeira e a construção das trincheiras Santa Rosa, Tijucal e Verdão. Também concluiu a obra de drenagem do viaduto da UFMT e a iluminação em LED da Avenida Miguel Sutil. Foi responsável por avanço significativo da reforma do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e do COT UFMT.
Em 2018, foi reeleito deputado estadual, ingressando em seu 4º mandato na Assembleia Legislativa e o 9º de sua vida pública. Em 2022, foi reeleito e atualmente exerce seu quinto mandato legislativo estadual.