Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 28 de Novembro de 2023 às 00:14
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (28), a partir das 9h, audiência pública sobre o Hospital Universitário Júlio Muller. O objetivo é debater o perfil assistencial do novo hospital, com inauguração prevista para 2024, e a destinação da unidade atual, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá e Mato Grosso. O presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT), destacou o papel que o Julio Muller tem dentro da saúde pública em Mato Grosso.

“O hospital Julio Muller é o topo da pirâmide assistencial no SUS em Mato Grosso. É o hospital de mais complexidade, com o quadro técnico mais qualificado, com vocação para tratar doenças infecciosas. Até porque é um hospital de ensino, que forma médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais da Saúde. É referência em tratamento de doenças endêmicas como malária, hanseníase, leishmaniose e tuberculose, e os pacientes são atendidos sem que o hospital universitário tenha contrato adequado para isso”, disse.

Lúdio lembrou das dificuldades financeiras do hospital, que trabalha com déficit de cerca de R$ 500 mil por mês. “O Julio Muller tem várias propostas para ampliar a oferta de serviços, refazer o contrato com o SUS para alcançar o equilíbrio financeiro e ampliar o atendimento à população. Muitos serviços ofertados nem estão contratualizados. Outra proposta é isenção de ICMS na conta de energia elétrica, que traria economia de R$ 600 mil por ano. São recursos que o hospital público paga para o Estado de Mato Grosso. O Estado pode abrir mão desse recurso para que seja investido no próprio hospital. Hospitais filantrópicos já têm essa isenção”, citou.

O deputado observou que, com a abertura do Hospital Central e o possível fechamento do Hospital Estadual Santa Casa sinalizado pelo governador, haverá mudança na rede de atendimento hospitalar em Mato Grosso. Por isso há necessidade de discutir o perfil do Julio Muller. “Existe também a demanda para instalar um ambulatório de doenças raras. Mas, para isso acontecer, o hospital Julio Muller precisa ter condições de fazer diagnóstico e tratamento”, disse Lúdio.

Na audiência, estão previstas a presença de representantes da direção do Julio Muller, profissionais que atuam no hospital, pacientes, Superintendência do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Secretaria de Estado de Saúde, intervenção da Saúde em Cuiabá, Conselho Municipal de Saúde e Ministério Público. O gerente administrativo do hospital, Cassiano Moraes Falleiros, vai tratar dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares realizados pelo Hospital Júlio Muller e o plano de funcionamento da nova unidade.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/49009/visualizar/