Lúdio propõe transformar a Santa Casa em hospital municipal de Cuiabá
O candidato a prefeito de Cuiabá e médico Lúdio Cabral, da coligação “Coragem e Força pra Mudar”, propõe assumir a gestão da Santa Casa de Cuiabá depois que for eleito prefeito. Atualmente, o hospital está sob gestão do governo estadual, que já sinalizou que pretende fechar a Santa Casa quando inaugurar o Hospital Central.
“Cuiabá só é capital de Mato Grosso por causa da Santa Casa. É um serviço de saúde importantíssimo pra Cuiabá e para o Estado. A possibilidade de governo estadual desativar esse hospital é um erro. A Santa Casa pode se especializar em assistência materno infantil, pediatria, gestação de alto risco, nefrologia pediátrica e oncologia pediátrica. O hospital pode ser referência no atendimento à criança, à mulher, em oncologia, e outros. Vai ser uma vergonha para Mato Grosso se a Santa Casa for fechada”, afirmou Lúdio.
Em diversas reuniões com o governo estadual, a Justiça do Trabalho, os funcionários demitidos e a antiga gestão da Santa Casa, Lúdio propôs ao governo de Mato Grosso que desaproprie o imóvel e o transforme definitivamente em hospital estadual. Dessa forma, com o dinheiro da indenização, seria possível pagar as dívidas trabalhistas dos mais de 900 ex-funcionários.
Lúdio já vinha buscando municipalizar a Santa Casa, desde 2019, quando o hospital fechou as portas em meio a uma crise financeira. À época, Lúdio Cabral convocou uma audiência pública para debater medidas para reabrir o hospital e retomar o atendimento aos pacientes, pagar os salários atrasados e os direitos dos trabalhadores, além dos fornecedores. Em seguida, o deputado entrou na Justiça para que a Prefeitura de Cuiabá assumisse a gestão da Santa casa.
Depois da ação de Lúdio, com a mobilização dos trabalhadores e a pressão da sociedade, o governador decretou a intervenção e transformou o hospital filantrópico em hospital estadual. Porém, com a inauguração do Hospital Central, prevista para 2025, o governo estadual planeja desativar a Santa Casa. Ao longo de todo o processo, Lúdio teve diversas reuniões com os trabalhadores e participou de audiências na Justiça do Trabalho para cobrar o pagamento dos atrasados.
Durante todo o mandato de deputado estadual, Lúdio também fiscalizou o atendimento na Santa Casa. Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Lúdio convocou o secretário de Estado de Saúde para dar explicações sobre os problemas no hospital: paralisações de anestesistas, falta de profissionais, inclusive de médicos na UTI pediátrica, falta de condições de trabalho, contaminação por superbactéria que levou à morte de cinco bebês, entre outros.
A situação precária da sala de repouso dos profissionais de enfermagem na Santa Casa motivou Lúdio a propor a Lei 12.596/24, aprovada neste ano, que determina condições adequadas de repouso aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem durante os plantões nas unidades de saúde públicas e privadas de Mato Grosso.
Lúdio é candidato a prefeito pela Coligação Coragem e Força para Mudar, composta pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), pela Federação PSOL-Rede e pelo PSD, que tem Rafaela Fávaro como candidata a vice na chapa.