PF deflagra Operação “Conexão Central” contra rede transnacional de tráfico de drogas
A Polícia Federal (PF) desencadeou na manhã de sexta-feira (19) a Operação “Conexão Central”, uma ofensiva de grande porte contra o tráfico transnacional e interestadual de drogas. A ação tem como objetivo desarticular uma sofisticada organização criminosa com atuação em diferentes estados do país.
Ao todo, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão em cinco cidades: Várzea Grande (MT), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Senador Canedo (GO) e Brasília (DF). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Cáceres (MT).
A operação conta com o apoio integrado de diversas forças de segurança, incluindo o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), GOI/SECAMI, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Intel COD/PMGO e a Agência Regional de Inteligência do 2º CR/PMMT. Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens dos investigados, medida que visa descapitalizar financeiramente a organização criminosa.
Origem da investigação
O inquérito que deu origem à “Conexão Central” começou após a prisão em flagrante de um homem transportando 60 kg de entorpecentes, além de insumos para refino, uma arma de fogo e munições.
A partir desse flagrante, diligências da PF e a análise dos elementos coletados revelaram a existência de uma rede criminosa estruturada e com conexões interestaduais e internacionais, responsável pela movimentação e distribuição de drogas em larga escala.
Combate ao crime organizado
Com a operação, a PF e os órgãos parceiros reforçam o compromisso no enfrentamento às organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, utilizando estratégias que vão além das prisões, alcançando também a estrutura financeira das facções.