Companhia encena espetáculo em prol das crianças em situação de vulnerabilidade
A iniciativa vai doar às entidades tudo o que for arrecadado com a entrada do espetáculo, que custa R$ 10 ou 2 kg de alimentos não-perecíveis. De acordo com o diretor do Cena Onze, Flavio Ferreira, a companhia de teatro tem o histórico de participação de projetos sociais e essa é mais uma ação para atender as instituições filantrópicas.
“Os conflitos sociais não são de responsabilidade só do poder público, mas também da sociedade organizada. Então, cada um precisa fazer a sua parte para diminuir esses conflitos sociais e a arte vem fazer a sua parte com esse espetáculo. É uma ferramenta para que nós mesmos nos ajudemos, pois, quando eu faço algo de bom, não é somente para outro, mas para mim também”, afirma.
A peça vai encenar a famosa história de William Shakespeare sobre dois adolescentes que vivem um amor proibido, uma vez que suas famílias vivem em pé de guerra. Ao todo, serão 20 atores e uma equipe técnica de 11 pessoas para dar vida ao espetáculo que terá um viés cômico-dramático, cuja história parece ter saído de um livro infantil.
“É uma peça lúdica, em que uma criança lê um livro de história infantil e a peça se passa dentro de um universo infantil repleto de príncipes, princesas, damas e cavalheiros desengonçados. Então, nada mais justo do que devolvermos isso às crianças e adolescentes, realizando essas doações”, diz Flavio Ferreira, que também é diretor da peça.
Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, iniciativas como estas, realizadas em parceria, são fundamentais para a manutenção de diversos serviços às crianças e adolescentes, como os oferecidos na Casa da Criança Cuiabana e no Nosso Lar.
Os locais são as primeiras unidades na modalidade "Casa-Lar", construídas para abrigar crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que, por determinação da Justiça, foram retiradas do convívio familiar devido a maus tratos, abandono, negligência, violência doméstica ou abuso sexual.
O espaço tem a intenção de oferecer um ambiente em que as crianças tenham uma experiência mais próxima da de uma família. Por isso, há berçário, quartos distintos de meninos e meninas, ampla área de lazer com parquinho, campinho de futebol, sala de TV e sala de brinquedos, além de cozinha industrial, área administrativa e espaço para atendimento psicossocial das crianças e de suas famílias.
“Essas iniciativas são muito gratificantes para continuarmos prestando todo atendimento a essas crianças e adolescentes que precisam de um apoio e ambiente seguro para crescer, formar seu caráter e ser uma boa pessoa. Esperamos que as pessoas possam ir ao teatro e aproveitar o espetáculo para ajudar aqueles que mais precisam”, garante.
A expectativa é de que pelo menos três mil pessoas assistam o espetáculo, que ficará em cartaz do dia 5 até o dia 8 de novembro, às 20h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.
Para mais informações, os interessados podem ligar para os telefones 3637-3454 ou 9267-5565.