Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 27 de Outubro de 2015 às 20:38
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social vem desenvolvendo programas sociais com a finalidade de retirar famílias das margens da vulnerabilidade social e econômica, e consequentemente promover bem estar das famílias varzeagrandenses.  Desta forma, a gestão atual criou o projeto “Laços Maternos”, um programa municipal que integra as ações da saúde pública com as ações da Assistência Social e que visa cumprir metas de ambas as Pastas na proteção da saúde da criança e da mãe.

O intuito do projeto é atender mulheres grávidas inscritas no Cadastro Único, Bolsa Família e que são atendidas nas Unidades de Referência de Assistência Social num atendimento continuado na oferta de serviços de proteção básica às famílias.


De acordo com a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins o projeto visa reduzir a mortalidade infantil do município e melhorar a saúde das mulheres e das crianças tanto na fase gestacional quanto após o nascimento da criança. “O projeto ainda facilita o acesso aos serviços públicos numa visão de proteção de vida da mãe e filho fomentando a melhor convivência familiar e comunitária”, destacou a secretária.


Ao todo, 75 gestantes estão sendo atendidas pelo projeto que é desenvolvido nos quatros Centros de Referência de Assistência Social do município. As oficinas do ‘Laços Maternos’ ocorrem uma vez por semana nas Unidades das 14h às 17h. A meta da Secretaria é expandir o projeto às comunidades do Capão Grande e Souza Lima, pois as localidades dispõem de uma demanda expressiva de gestantes.


“As oficinas envolvem uma gama de atividades como curso para confecção do enxoval do bebê, palestras com profissionais da saúde, lazer, descontração, interação, visitas domiciliares, entrega do kit bebê no final da gestação, entre outros. A faixa etária das mulheres assistidas pelo projeto é de 15 a 45 anos”, explicou a secretária Kathe Maria Martins.


A expectativa da gestão com projeto municipal é diminuir a mortalidade materna e neonatal, aumentar a procura da consulta do pré-natal, fortalecer  vínculos familiares e comunitários, empoderar  a família, aumentar  percentual de crianças alimentadas com leite materno,  duplicar  percentual de mulheres na realização de  mais de seis consultas de pré-natal e melhoria na qualidade de vida. As mulheres que participam do projeto recebem apoio intensivo e são inseridas em curso de qualificação que proporciona desenvolver habilidades e renda familiar.


Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, o projeto realizou uma semana de conscientização sobre a importância do aleitamento materno e cuidados com bebê às mulheres assistidas pelo projeto ‘Laços Maternos’, nas Unidades de Assistência Social.


PROJETO LAÇOS MATERNOS – O Projeto oferece todo o material utilizado nas oficinas, cada gestante confecciona seu próprio enxoval como: mijão, pagão, fraldas, cueiros, babador, toalhinhas, entre outros.  Também destina uma parte das peças produzidas às pacientes do Pronto Socorro e Hospital de Várzea Grande, cada mãe é presenteada com um kit após o parto.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/5278/visualizar/