“O crescimento da Capital e sua intensa movimentação noturna nos motivou a tornar o Procon Cuiabá em um órgão ativo em todo o tempo. Além da quantidade maior de estabelecimentos que operam 24 horas por dia, vemos a necessidade de estar a serviço do cidadão no momento em que ele precisa. Com a ajuda dos fiscais da Ordem Pública, seremos capazes de expandir nosso atendimento neste período, além de conferir maior agilidade nas autuações e abertura de processos em casos de constatações de irregularidades”, afirmou Carlos Rafael Carvalho, diretor-executivo do Procon Cuiabá.
Durante a capacitação, foram reforçados os aspectos cruciais ligados à apresentação da equipe fiscal, além da abordagem e procedimentos técnicos ao longo das operações e no preenchimento de documentos em casos de práticas ilegais.
“É fundamental reforçamos o papel do ‘check list’ durantes nossas ações. Quando vamos verificar alguma denúncia, passamos um pente fino pelos estabelecimentos, a fim de nos certificarmos de que não há outros problemas como oferta de produtos vencidos ou ausência das informações obrigatórias referentes ao Procon e ao Código de Defesa do Consumidor. Passar esses detalhes para nossa nova equipe vai impedir que pequenas falhas ocorram e tornem nosso trabalho ineficaz”, revelou Cláudia Sodré, assessora jurídica do órgão municipal.
As fiscalizações no período noturno começam a partir de segunda-feira, dia 19, e atenderão de forma rotineira estabelecimentos como supermercados e conveniências. O trabalho contará também com o apoio da Delegacia do Consumidor, em situações onde houver apreensões ou detenções por reincidência. Além disso, a equipe estará nas ruas para atender as frequentes denúncias encaminhadas pelo aplicativo para smartphones do Procon Cuiabá.
As denúncias de irregularidades dessa natureza podem ser feitas na unidade do Procon Municipal, pelos telefones: 151 e 156 ou através de smartphones, pelo aplicativo Procon Cuiabá, disponível nas plataformas Android e IOS.