TCE e AL estudam parceria para capacitar vereadores em suas regiões
O deputado Nininho foi à cerimônia de abertura representando o Poder Legislativo e afirmou que é muito importante esta parceria com o TCE por conta das distâncias entre os municípios e a capital.
“Precisamos levar esta capacitação o mais perto possível dos vereadores. Nosso estado é muito grande e fica muito complicado que todos os vereadores consigam vir. Veja só o caso de Carlinda, que fica a 800 quilômetros de Cuiabá”, exemplificou.
Dentre os temas das palestras, o mais esperado é o que trata da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011) e a Lei de Transparência Pública (nº 131/2009) ministrada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT), Gustavo Deschamps.
Para o presidente do TCE, conselheiro Waldir Teis, o projeto visa somar as experiências entre as instituições para que os municípios possam se desenvolver com mais qualidade.
“A capacitação busca atender a necessidade de aprimorar as ferramentas de controle, para que os recursos públicos sejam bem aplicados", explicou o presidente.
Cerca de 30 vereadores compareceram no evento representando os doze municípios mato-grossenses convidados: Água Boa, Mirassol DOeste, Nova Bandeirantes, Marilãndia, Jaciara, Planalto da Serra, Várzea Grande, Tangará da Serra, Tapurah, Jauru, Carlinda e Santo Antônio do Leverger.