Este é o segundo processo licitatório para a obra. O primeiro aconteceu em 2014, com a empresa HS Construtora vencendo o certame. Porém, como a mesma pediu acréscimo no valor inicial, o processo teve que ser cancelado. Segundo a equipe de obras da prefeitura, esse aditivo no valor do projeto “não estava dentro do orçamento e a maneira mais correta, visto que a empresa não abriu mão do acréscimo, foi cancelar todo o processo e aguardar para realizar um novo, dentro da orçamentária do município; que se realiza esta semana.”
No dia da licitação as empresas interessadas terão que entregar todos os documentos necessários para que sejam habilitadas na concorrência pública. Logo em seguida, esses envolopes serão abertos para analise do pregoeriro. As empresas que não estiverem de acordo com os resultados obtidos na abertura dos envelopes podem recorrer em até cinco dias. A partir desse prazo, não acontecendo nenhuma ressalva, o processo é encaminhado para homologação.
UPA Verdão
Com o mesmo porte das demais UPA’s, a Unidade de Pronto Atendimento da região Oeste (UPA Verdão), está com cerca de 10% da obra concluída. A prefeitura já garantiu repasse de três medições. A unidade está sendo edificada no terreno onde funcionava a Central Atacadista, popular Feira do Verdão.
O projeto, orçado em R$ 4,9 milhões, diferente dos outros, deve algumas modificações na estrutura da unidade, deixando a alvenaria convencional para a adesão de placas cimentícia, gesso acartonado e tijolo cerâmico. A obra está sob responsabilidade da empresa Material Forte Incorporadora.
Segundo a Equipe de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde, esse material pré-moldado, além da rapidez na montagem, oferece praticidade, conforto e resistência para a construção. Esta é uma maneira de ganhar tempo, principalmente, na finalização da construção. Além do acabamento ter um resultado excelente, pois esses elementos trazem variedades de medidas e permitem diferentes tipos de acabamentos em pinturas ou cerâmica.
UPA Pascoal Ramos
Com área de 1.845,54 M² em um terreno de 4,5 mil metros, a obra da UPA Pascoal Ramos já está em fase de finalização, com 80% concluída. A unidade segue a mesma estrutura das demais construções e está sendo instalada ao lado da policlínica do bairro.
De acordo com a Equipe de Projetos, ainda não dá para estipular um prazo de entrega, pois o projeto precisou receber aditivo, em que os serviços ainda estão sendo definidos. Esse aditivo foi necessário por causa de alterações realizadas no projeto inicial, na parte de urbanização externa e ampliação da recepção, que visam trazer mais conforto tanto ao cidadão como aos profissionais da saúde.
A obra está orçada em R$ 3,4 milhões, já incluso o valor do aditivo, recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Cuiabá.
Além do bairro Pascoal Ramos, a unidade atenderá mais 14 bairros: Jardim Industriário, Pedra 90, São Sebastião, Osmar Cabral, Nova Esperança, Del Rei, Jardim Fortaleza, Santa Laura, Tijucal, Residencial Coxipó, São Francisco, Lagoa Azul, Parque Cuiabá, Real Parque, Altos do Parque, e toda região do Cinturão Verde e comunidades rurais, moradores do Olho D´Água.
Todas as UPAs da capital serão do porte III, conforme determina o Ministério da Saúde. As UPA’s de porte III têm de 13 a 20 leitos de observação e capacidade para atender até 450 pacientes por dia, abrangendo uma região de até 300 mil habitantes.