Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 09 de Agosto de 2016 às 09:03
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT
Mães e pessoas diagnosticadas com Transtornos Específicos de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia e Discalculia) participam nesta terça-feira (09), às 14h30, da apresentação do Plano de Atenção Educacional Especializado – PAE, instituído pelo Projeto de Lei (PL) 325/2016.

De autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), o PL foi lido e aprovado em primeira votação na última semana e atende a uma demanda do Núcleo de Auxílio à Dislexia (Nadis). A estimativa mundial é que 12% da população possuam algum tipo de transtorno de aprendizagem, o que em Mato Grosso representaria 300 mil pessoas.

Em fevereiro deste ano, representantes do Nadis procuraram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para solicitar a elaboração de políticas públicas para garantir o diagnóstico e o acompanhamento de pessoas com transtornos relacionados à aprendizagem e que estejam nas instituições de ensino.

A partir de então, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto assinou uma carta de intenção e assumiu o compromisso em desenvolver ações em prol da melhoria da educação para alunos com dislexia.

Gabriele Maria de Andrade, 42, é uma das mães que lutaram para que o plano fosse elaborado e agora espera pela aprovação e implantação para garantir aos disléxicos o direito à educação. “Existem alternativas pedagógicas que permitem a aprendizagem destes alunos, que muitas vezes desistem de estudar por não conseguirem acompanhar a metodologia formal.

Pequenas adaptações, como aplicação de prova oral e de leitor, garantem a aquisição do conhecimento”.De fevereiro pra cá, foram realizadas pesquisas, um simpósio e foi formatado o PAE.

O PL aprovado assegura aos estudantes da rede municipal e estadual de ensino, da educação básica e superior, a avaliação diagnóstica e o acompanhamento educacional especializado aos alunos diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem.

Este acompanhamento será realizado por uma equipe multidisciplinar que envolve profissionais da área da saúde e da educação. Também está previsto no PAE a capacitação dos educadores para o devido acompanhamento e formação destas pessoas.

Agora o PL será novamente apreciado pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto e depois volta para mais uma apreciação em plenário.

O que: Apresentação do Plano de Atenção Educacional Especializado – PAE

Quando: Terça-feira (09.08), às 14h30

Onde: Sala 212

Mais informações:

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6680 / 3313-6681 / 3313-6682 / 3313-6683





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/553/visualizar/