Nesta quarta-feira (28), 126 meninas que participam das atividades no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do 1º de Março, receberam orientações sobre postura correta, olhar, andar e cuidados de beleza. As aulas serão ministradas em todas as unidades do programa pelo produtor de moda Edson Guilherme.
“Defino este trabalho como amor. Para mim não tem preço ou cansaço, pois é muito gratificante passar o amor que temos por elas, o respeito pelo próximo, humildade e felicidade. Este workshop não é somente moda, mas uma lição de vida”, afirmou o produtor.
De acordo com a monitora das alunas no bairro, Marly Pereira, as meninas estão ansiosas com o desfile e as mães fazem de tudo para dar apoio.
“Elas só falam disso. Hoje algumas mães nos procuraram de última hora para inscrever as filhas. Estamos despertando sonhos e será um momento inesquecível, assim como no ano passado”, disse.
Aluna do Siminina, Erica Marques, de 11 anos, descreveu a expectativa e a sensação de poder estar na passarela novamente. “Está sendo muito legal aprender e relembrar algumas aulas. Hoje o professor mostrou como podemos cuidar e arrumar o cabelo de várias formas. Gostei muito”.
Layza Dalila, também de 11 anos, contou que pretende ingressar na carreira e tem como inspiração a modelo brasileira Gisele Bündchen. “Acho ela uma modelo completa, não somente como profissional, mas como pessoa. Além de ser bonita, tem um lado humano muito especial”, definiu.
Em 2014, o desfile reuniu 200 meninas do Programa Siminina, nos bairros Pedra 90, 1º de Março e Três Barras. Durante 15 dias, elas tiveram aulas de boas maneiras, postura, desfile e maquiagem. O Siminina atende cerca de 900 meninas com idades entre 6 e 14 anos, em 16 unidades, sendo 15 em Cuiabá e uma no Distrito da Guia. O projeto busca prevenir situações de risco e vulnerabilidade social.